Notícias ambientais

3000 espécies novas de anfíbios descobertos em 25 anos

RED-EYED TREE FROG. Photo by Rhett A. Butler.
Rã com olhos vermelhos, que vive em árvores. Fotografia de Rhett A. Butler.


O número de anfíbios descritos por cientistas excede agora 7.000, ou seja, aproximadamente mais do que eram conhecidos apenas há 25 anos, de acordo com pesquisadores de Berkeley.



David Wake, um famoso professor de biologia na Universidade da Califórnia, anunciou esta semana os 7.000 anfíbios catalogados em AmphibiaWeb, um projeto que, desde o ano 2000, tem procurado documentar cada uma das espécies vivas de rãs, salamandras, tritões e cecílias. As 3.000 ‘novas’ espécies significam que os cientistas descreveram um anfíbio previamente desconhecido a cada dois dias e meio desde 1987. E a taxa de descrições de novas espécies pode estar acelerando: 100 espécies foram descritas em 2012, até agora.



O anfíbio 7000 acrescentado a Amphibia Web foi o Centrolene sabini, uma rã de vidro do Parque Nacional de Manu na Amazônia do Peru. Fotografia de Alessandro Catenazzi, o pesquisador que foi o principal autor do documento que descreveu a espécie.

Mas as descobertas ocultam más notícias: as populações globais de anfíbios estão em acentuado declínio devido aos efeitos da mudança climática, destruição do habitat, poluição, espécies invasoras, recolha exagerada para alimentação e comércio de animais de estimação, bem como devido à expansão da quitridiomicose, uma doença fatal causada por fungos. A Lista Vermelha de IUCN estima que mais de 40 por cento dos anfíbios estão em risco, sabendo-se ainda que 150 espécies se extinguiram desde o início dos anos 1980.



Amphibia Web documenta a situação conhecida de cada uma e de todas as espécies. Além de fotografias, mapas e informação, o site também coleta clipes áudio de vozes de rãs. Wake afirmou que Amphibia Web se tornou a autoridade global no que concerne a informação sobre anfíbios.



“Nós somos o lugar onde se encontra informação segura e precisa,” afirmou o pesquisador numa declaração, referindo que o site é procurado 15.000 a 20.000 vezes por dia.




Hypsiboas crepitans. Photo by Rhett A. Butler.
Rã que vive em árvores (perereca) Hypsiboas crepitans. Fotografia de Rhett A. Butler.



Mais fotos de anfíbios



CITAÇÃO: Catenazzi, A., Von May, R., Lehr, E., Gagliardi-Urrutia, G., Guayasamin, J.M. (2012). ”A new, high-elevation glassfrog (Anura: Centrolenidae) from Manu National Park, southern Peru.” Zootaxa, 3388, 56-68.


Exit mobile version