Notícias ambientais

Satélites da NASA revelam iceberg com o dobro do tamanho de Manhattan na Groelândia


NASA image showing the calving on the Petermann Glacier in northwestern Greenland.
FNASA image showing the calving on the Petermann Glacier in northwestern Greenland



Um iceberg de 119 quilômetros quadrados, duas vezes o tamanho de Manhattan, se desprendeu do glaciar de Petermann na Groelândia, relataram pesquisadores da Universidade de Delaware e do governo canadense.



A quebra da geleira, que vem sendo prevista há anos, foi detectada na segunda-feira pelo sensor MODIS dos satélites Terra e Aqua. O iceberg foi primariamente registrado pelo Canadian Ice Service, um órgão da área ambiental do governo canadense.



Apesar de grande, o iceberg tem apenas metade do tamanho de outra ilha de gelo que se soltou do mesmo glaciar em 2010. Entretanto, a fratura é significativa, segundo Andreas Muenchow, professor associado de ciência física oceânica e engenharia da Universidade de Delaware.



“Apesar do tamanho não ser espetacular como o de 2010, o fato de ter acontecido tão em seguida do evento de 2010 coloca o limite do glaciar em um ponto onde não chegava em pelo menos 150 anos”, declarou Muenchow.



“A cobertura de gelo da Groelândia como um todo está diminuindo, derretendo e reduzindo de tamanho como resultado das mutações globais de temperatura do ar e do oceano, além das mudanças associadas, como nos padrões de circulação tanto no oceano como na atmosfera”.




Left: the new ice island. Right: the ice island that calved from Petermann Glacier in 2010. The crack that led to the 2012 calving also is clearly visible. Courtesy of Andreas Muenchow, University of Delaware




Muenchow adicionou que o ar ao redor da parte norte da Groelândia aqueceu em cerca de 0,11 °C por ano desde 1987 – cerca de cinco vezes mais rápido do que a média global – apesar da temperatura da água ter um efeito maior sobre os glaciares. Ele comentou que ainda faltam dados sobre a temperatura do oceano na região.



O iceberg deve seguir o mesmo caminho que em 2010, se quebrando ao entrar no Estreito de Nares, o canal entre o norte da Groelândia e o Canadá. O iceberg de 2010 foi o maior já registrado na região desde 1962 quando um bloco de 596 Km2 se soltou do glaciar Ward Hunt na costa setentrional da Ilha Ellesmere.



Exit mobile version