Notícias ambientais

Reduz-se o desflorestamento na Mata Atlântica Brasileira

Dimensão da Floresta Atlântica no Brasil (ha)



Dimensão da Floresta Atlântica no Brasil (ha)





O desflorestamento da Mata Atlântica do Brasil – um ecossistema florestal mais ameaçado do que a floresta tropical da Amazônia – caiu para 133 quilômetros quadrados entre 2010 e 2011, descendo cerca de 14,7 por cento em relação â média anual entre 2008 e 2010, de acordo com o relatório do Instituto Nacional do Brasil de Pesquisas Espaciais (INPE)




Os dados são baseados em análises de cerca de 93 por cento do bioma de 1.3l5.460 quilômetros quadrados da Mata Atlântica. Apenas cerca de 7,9 por centro Mata Atlântica sobrevive em fragmentos maiores do que um quilômetro quadrado.



O abate de árvores e a conversão das terras para agricultura e criação de gado foram os principais causadores do desflorestamento da Mata Atlântica. Num esforço para diminuir a destruição da floresta, em Novembro de 2008, o anterior presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto para proteger a recuperar o ecossistema para 20 por cento da sua cobertura original. O INPE, agência espacial do Brasil, aumentou desde então o seu sistema de monitoria do desmatamento da região num esforço de quantificar emissões e encontrar madeireiros e criadores de gado ilegais.




Exit mobile version