Notícias ambientais

Melhor conservação exige melhor comunicação

Dallying means less nature to study.
Dallying means less nature to study. Forest conversion for oil palm in Malaysia.


A ciência da conservação, apesar de bem orientada, muitas vezes alcança apenas uma “tênue relevância” em termos de políticas de preservação, aponta um artigo da Biological Conservation..


Como uma solução – e para ajudar a ultrapassar a “grande distância entre o que os cientistas desejam produzir e o que eles realmente conseguem entregar”– os autores, liderados por William F. Laurance da Universidade James Cook, exploram passos que podem aumentar os impactos das novas descobertas.



Seagrass and rainforest in Sulawesi.
Seagrass and rainforest in Sulawesi.

Eles concluem que os cientistas de conservação precisam se relacionar com as políticas e programas de uma forma mais aberta e ágil. Os autores também argumentam que os pesquisadores não podem ter medo de abordar problemas complexos que exigem a colaboração de profissionais de outros campos.


Algumas das barreiras destacadas pelo artigo impedem a maior eficácia das pesquisas aplicadas em qualquer disciplina. Exemplos incluem as diferenças entre os projetos analíticos rigorosamente elaborados e os problemas reais, assim como a demanda das agências financiadoras por pesquisas inéditas. Para vencer estes obstáculos, os autores salientam que uma melhor comunicação dentro da própria comunidade de conservação é a saída mais simples.



“Os esforços para melhorar a relevância de pesquisas de conservação envolvem o comprometimento com a comunicação – um diálogo inicial com os interessados em conservação facilita a formulação de objetivos. Conversar com acionistas, autoridades, imprensa e público em geral aumenta as chances de que os achados sejam entendidos e implementados em um tempo hábil”, afirma o artigo.



Os autores concluem que “para aqueles que possuem o desejo de influenciar os resultados de conservação, existe um nicho e uma grande necessidade por esses esforços [de melhorar a comunicação]. Para aqueles que têm vontade de lidar com esses desafios, a porta está aberta”.



Citação: William F. Laurance, Harko Koster, Monique Grooten, Anthony B. Anderson, Pieter A. Zuidema, Steve Zwick, Roderick J. Zagt, Antony J. Lynam, Matthew Linkie, Niels P.R. Anten. Making conservation research more relevant for conservation practitioners. Biological Conservation 153 (2012) 164–168




Exit mobile version