Notícias ambientais

Manifestação popular pede ao presidente Brasileiro que vete novo código florestal

Crowd rallies for President Dilma Rousseff to veto changes to Brazil's forest code. Photo by: WWF-Brasil.
Manifestação popular pede para Presidente Dilma Rousseff vetar alterações no código florestal do Brasil.
Foto por: WWF-Brasil.



Uma coalizão de 200 organizações, conhecida como o Comitê; Brasil em Defesa das Florestas e Desenvolvimento Sustentável, se reuniram hoje em Brasília contra as alterações propostas ao Código Florestal do Brasil. O código, que deveria ser votado esta semana, mas foi adiado para ter mais apoio, faria mudanças em um código com mais de 40 anos, alguns conservacionistas temem que as mudanças podem levar ao aumento do desmatamento na Amazônia. Manifestantes convidaram a Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, a vetar o projeto de lei como está agora, segurando cartazes e exclamando: “Veta Dilma!” (“Veto it Dilma!”).



“Temos que ser extremamente vigilantes para garantir que os interesses de pequenos grupos hegemônicos não prevaleçam contra a vontade da sociedade em geral, que está cansada de leis que beneficiam poucos em detrimento de muitos,” WWF-Brasil CEO Maria Cecília Wey de Brito, disse em um comunicado a imprensa, chamando as duas versões do projeto de lei que estão circulando através do legislativo brasileiro “extremamente prejudiciais”. WWF-Brasil é uma das organizações no Comitê Brasil em Defesa das Florestas e da coalizão Desenvolvimento Sustentável.



As mudanças propostas atualmente irão diminuir a quantidade de florestas que um proprietário precisaria manter, lei que tem sido amplamente ignorada em todo o Brasil e oferece anistia para alguns daqueles que desmataram as florestas ilegalmente no passado.
As mudanças são apoiadas por grandes interesses agrícolas e econômicos no país, defendendo que o projeto de lei permitiria a expansão agrícola e proteção do meio ambiente ao mesmo tempo.




O recente sucesso que o Brasil teve no combate ao desmatamento na Amazônia pode ser comprometido caso o projeto vá a diante: desde 2004, o desmatamento caiu 80 por cento na Amazônia Brasileira. Ainda assim, a Amazônia continua a encolher no Brasil, aumentando a preocupação dos cientistas a respeito da continua combinação entre perda das florestas e o aumento das secas causadas pelas mudanças climáticas, transformando parte da maior floresta tropical do mundo além em cerrado.



Exit mobile version