Notícias ambientais

Líder comunitaria colombiana fala sobre REDD


Placa em Peñaloza. Foto de Rhett A. Butler

Em uma antiga zona de conflito na Colômbia, um projeto pioneiro para reduzir o desmatamento e degradação florestal ganhou a certificação Gold Level dentro dos Padrões de Clima, Comunidade e Biodiversidade (CCB). Esta certificação ajudará as comunidades locais em seus esforços para proteger as florestas ricas em biodiversidade, facilitando o acesso ao financiamento de carbono.



O projeto está localizado na região de Darien, na Colômbia, perto da fronteira com o Panamá. A área faz parte do Chocó, ecossistema florestal que margeia o litoral da costa Pacífica Colômbia e Equatoriana, e que tem sido fortemente afetada em alguns lugares pela mineração e o desmatamento florestal, incluindo o desmatamento de áreas para a atividade agrícola e pecuária. O Chocó está classificado como um dos ecossistemas de maior biodiversidade da Terra.


Everildys Cordoba
Everildys Cordoba.

O projeto é liderado pela Anthrotect, que começou a trabalhar com as comunidades afrodescendentes e indígenas (Embera-Wounaan) em 2007, após seu fundador, o antropólogo Brodie Ferguson, ter completado um estudo sobre o impacto do deslocamento forçado na região. Com o retorno das famílias para suas terras ancestrais, depois de quase uma década de deslocamento, a possibilidade de novos conflitos entre as comunidades e os grileiros armados emergia. Ferguson identificou no financiamento de carbono um meio possível para ajudar os proprietários afro-colombianos e os povos indígenas a fortalecer o processo de recuperação de suas terras e melhorar a gestão dos recursos naturais.



Everildys Cordoba é o coordenador do projeto no lado da comunidade. Cordoba cresceu em Peñaloza, uma pequena cidade perto da costa caribenha da Colômbia e da fronteira com o Panamá. Em 1998, ela foi obrigada a se mudar de sua cidade devido a conflitos armados e hoje voltou a sua terra natal para liderar o projeto.



Em fevereiro de 2011 Cordoba respondeu às perguntas de mongabay.com sobre suas esperanças para o projeto e o que ele pode significar para as comunidades locais na região de Choco, na Colômbia.



Mongabay.com Sua cidade natal é EL Choco, da região de Peñaloza em Acandí. Como foi crescer lá?



Everildys Cordoba: Foi uma infância feliz, correndo, rindo e tomando banho no Rio Tolo.



Mongabay.com O que é Cocomasur?



Everildys Cordoba: Cocomasur é um conselho comunitário das comunidades negras de famílias afro-colombianas nativas e residentes da Bacia do Rio Tolo e do sul da cidade costeira de Acandí. O Cocomasur opera em conformidade com os mandatos constitucionais da República da Colômbia, a Lei 70, de comunidades negras, o decreto 1745 e a lei em si.



Mongabay.com Como você se envolveu no projeto Chocó-Darién?


Vaqueiros conduzindo a travessia do gado por um rio próximo à Peñaloza. Foto de Rhett A. Butler
Vaqueiros conduzindo a travessia do gado por um rio próximo à Peñaloza. Foto de Rhett A. Butler

Everildys Cordoba: Brodie Ferguson vinha discutindo a iniciativa com o representante legal do Cocomasur, Aureliano Cordoba, e Aureliano pensou que seria bom tentar envolver toda a comunidade do planejamento do projeto. Assim, ele atribuiu-me a tarefa de apresentar a ideia do projeto à nossa comunidade, colocando de uma forma que eles pudessem compreender. Eu tive que tomar um assunto complexo e tentar torná-lo simples.



Mongabay.com Grande parte da equipe do projeto são mulheres. Quais são os seus principais desafios? Que oportunidades o REDD e o pagamento por serviços ambientais criaram para as mulheres e meninas no Chocó?



Everildys Cordoba: As mulheres do Cocomasur, que trabalham no projeto, tem o desafio de executar uma serie de tarefas administrativas e operacionais, com o intuito de implementar o projeto de acordo com a visão das comunidades. Isto pode ser muito difícil, mas é ao mesmo tempo, muito motivador para outras mulheres da comunidade, especialmente em comunidades como a nossa, onde tradicionalmente as mulheres desempenham apenas tarefas domésticas e cuidam das crianças. O projeto oferece às mulheres do Cocomasur a oportunidade de gerar uma renda a partir de tarefas como a preparação de comida e oferecendo apoio logístico para a execução das atividades de campo, assim como em reuniões comunitárias, planejando workshops e eventos de capacitação. O objetivo é que durante os 30 anos do projeto, as meninas de hoje se tornarão as líderes e as profissionais de amanhã, defendendo nossos direitos e mantendo nossas comunidades unidas.







Mongabay.com O que REDD e o pagamento por serviços ambientais podem oferecer às comunidades em conflito ou pós-conflito, como o Choco?



Everildys Cordoba: Esta é uma oportunidade para adquirir as ferramentas necessárias para promover e fortalecer a capacidade organizacional da comunidade, para melhorar a qualidade de vida e qualificar as comunidades para administrarem e defenderem seu território.



Mongabay.com Por que as florestas são importantes para sua comunidade?



Everildys Cordoba: Elas são importantes, porque fazem parte de nossas vidas. Elas sempre estiverem ali – para aqueles que já não estão mais conosco e para a gente que está vivo hoje, e se cuidarmos bem delas, elas estarão ali para as nossas futuras gerações. É por causa delas que temos comida e água e graças ao nosso titulo de propriedade, temos a oportunidade de prover um serviço servir para o mundo e gerar renda para a nossa comunidade.



Mongabay.com Quais são as principais razões pelas quais as pessoas destroem sua floresta na sua região?


Desmatamento ilegal por colonos em uma reserva de afro-indígena. Foto de Rhett A. Butler.
Desmatamento ilegal por colonos em uma reserva de afro-indígena. Foto de Rhett A. Butler.

Everildys Cordoba: A principal razão das pessoas destruírem a floresta é para criar áreas para pastagem. A pecuária extensiva é a maior ameaça às florestas de nossa região.



Mongabay.com O que o Cocomasur espera alcançar com o projeto?



Everildys Cordoba: Nós esperamos reforçar a nossa organização através do investimento de recursos no resgate de nossa identidade cultural e na gestão e planejamento territorial.



Mongabay.com Você pode nos contar mais sobre os benefícios? Como eles acontecem e como são distribuídos?



Everildys Cordoba: Os benefícios do projeto devem ser coletivos, assim como é o nosso território. Na fase de concepção do projeto, nos trabalhamos com nossos conselhos locais para definir prioridades e identificar as atividades em que o projeto deveria investir. Dentre as possibilidades discutidas, as atividades de sobrevivência e o manejo florestal sustentável, estavam entre as prioridades mais importantes.



Com o suporte técnico da Anthrotect, o Cocomasur tem conseguido melhorar a sua capacidade administrativa. O conhecimento e a experiência que estamos adquirindo serão transmitidos para os conselhos locais do Cocomasur, de modo que com o tempo, eles também serão capazes de gerir seus projetos.



Desde o começo do ano passado, o projeto resultou em pelo menos 12 empregos diretos e cerca de 40 empregos indiretos. E estamos crescendo a cada dia.



Mongabay.com: Qual foi o momento mais importante ou inspirador para você até agora?


SCPT
Mongabay.com tem sido compensado voluntariamente emissões de CO2 geradas a partir de operações (servidores, transferência de dados, viagens, equipamentos) através do projeto Corredor Chocó-Darién desde 2009. A região serve como habitat para o mascote de Mongabay: o tirano escala-de-crista-pigmeu. Foto de Rhett A. Butler.

Everildys Cordoba: É impossível escolher um momento unido, houveram tantos. Mas de todo este processo, eu poderia destacar três momentos como os mais felizes. Em primeiro lugar, o dia da Assembleia Geral do Cocomasur, em de 9 de outubro de 2010, no qual participaram mais de 100 membros da comunidade e aprovaram o projeto, em segundo lugar, a oficina de planejamento estratégico, que aconteceu em agosto de 2011, com a participação das comunidades do Cocomasur e, finalmente, em 15 de fevereiro de 2012, quando Aureliano, Brodie e eu, recebemos juntos a notícia da certificação Nível Ouro CCB.



Biodiversity in the forest around Penalosa



Anisocelis flavolineata flag-footed bug



Green and Black Poison Dart Frog (Dendrobates auratus)



Rainforest of the Darien



Green iguana



Butterfly



Exit mobile version