Notícias ambientais

A ave mais esquiva do mundo?

The cryptic Junin rail. Photo by: Mike Parr.
The cryptic Junin rail. Photo by: Mike Parr.





Poucas pessoas já colocaram os olhos sobre o Laterallus tuerosi. Localizado em um único lago no Peru, a ave muito bem camuflada se esconde e passa o tempo entre a vegetação fugindo de predadores. Este comportamento também fez com que despistasse os observadores humanos, tornando a ave uma das mais difíceis de contactar no mundo.



“Mais pessoas escalaram o Everest e visitaram o espaço do que viram esta criatura magnífica. Para mim, este evento foi equivalente, em termos ornitológicos, a descoberta do Santo Graal. Francamente, nunca esperei ver esta ave na minha vida, muito menos fotografá-la”, disse Mike Parr, vice-presidente da Conservação Americana das Aves (American Bird Conservancy – ABC), que recentemente fotografou o Laterallus tuerosi. Ele completou que “isto nos dá verdadeira esperança que esta espécie ameaçada pode continuar a sobreviver”.


Junin rail. Photo by: Mike Parr.
Junin rail. Photo by: Mike Parr.

Classificada como Ameaçada pela Lista Vermelha da IUCN, a ave está em perigo devido à perda de habitat, poluição, represamento de rios próximos e invasão de trutas, que podem estar acabando com espécies nativas de peixes predadas pela ave.



Este indivíduo em especial, foi descoberto com o uso de playback, sendo marcado, fotografado e liberado em segurança.



O Lago Junin igualmente é o único lar para o Podiceps taczanowskii, criticamente ameaçado, e para o sapo gigante Batrachophrynus macrostomus, também ameaçado.






Junin rail habitat. Photo by: Mike Parr.
Junin rail habitat. Photo by: Mike Parr.






Exit mobile version