Notícias ambientais

Cobertura da mídia em mudanças climáticas cai 20 por cento em 2011

Turbinas eólicas em Morris, Minnesota. Foto por: Jeremy Hance.
Turbinas eólicas em Morris, Minnesota. Foto por: Jeremy Hance.


De acordo com analise elaborada por Daily Climate (Diário do Clima), cai pelo segundo ano consecutivo o numero de relatórios relacionados a mudanças climáticas. A agencia de noticias contabilizou por volta de 19000 estórias relacionadas ao clima durante o ano, escritas por 7900 jornalistas, redução de vinte por cento relativo ao ano de 2010.



A cobertura sobre mudanças climáticas caiu, apesar das condições meteorológicas extremas, ter afetado muitas partes do mundo no ano passado, da fome no leste da África, a seca devastadora no sul os EUA e México a enchentes históricas na Tailândia. Os cientistas têm afirmado por anos que as mudanças climáticas tendem a piorar tais eventos climáticos extremos e torná-los mais freqüentes.



Além disso, cientistas e instituições tem alertado constantemente sobre a necessidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa ou o aquecimento desta década pode ser superior a 2 graus Celsius.


“Com base em minhas conversas com jornalistas, acredito que esta redução é sobretudo conduzida por editores e não repórteres […]. Esta visão é apoiada pelo fato de que os conselhos editoriais nacionais vem reduzindo o espaço dado a cobertura de mudanças climáticas,” Joe Romm descreve em Climate Progress (Progresso do Clima), ele aponta para o fato de que em 2011 houveram 580 editoriais publicados sobre mudanças climáticas, e somente 1.229 em 2009.
De acordo com o clima diário (The Daily Climate), a cobertura do aquecimento global atingiu seu pico em 2009, provavelmente devido a tão esperada conferência climática da ONU em Copenhague, quando 32.400 histórias apareceram em todo o mundo escritas por 11.100 jornalistas.



Exit mobile version