Notícias ambientais

Fazendeiros estão usando o Agente Laranja para desmatar a Amazônia

180 hectares de floresta tropical na Amazônia brasileira foi desfolhada usando uma potente mistura de herbicidas pulverizada por avião de acordo com o IBAMA (Instituto brasileiro do meio ambiente).



A área afetada, que fica ao sul da cidade de Canutama e próxima às reservas indígenas de Mapinguari, Jacareúba/Katawixi em Rondônia, foi primeiro detectada pelo sistema brasileiro de monitoração de desmatamento. Um vôo do helicoptero do IBAMA no mês passado revelou a existência de milhares de árvores sem nenhuma folhagem. Autoridades mais tarde encontraram quatro toneladas dos produtos químicos – 2,4-D Amina 72, U46BR, Garlon 480 e óleo mineral- despejados ao longo da BR-174 que corta parte da amazônia. A quantidade de herbicidas usado, teria sido suficiente para desfolhar aproximadamente 3,000 hectares de floresta, que seria então desmatada para ser usada na criação de gado e agricultura.



O Ibama diz que o uso do desfolhante químico é um fenômeno relativamente novo na região, mas que representa um problema crescente de acordo com Cícero Furtado que é o cordernador da investigação.



Cortesia do Ibama.

“O herbicida foi armazenado em um lugar inadequado, escondido na mata para ser usado na floresta por meio de uma aeronave”, ele disse.



“ Se usados de maneira inadequada, os produtos químicos podem causar danos graves ao meio ambiente como a poluição do lençol freático, a perda da diversidade biológica no solo, a matança de animais e de insetos, entre outros”, segundo o Ibama.
As autoridades dizem que irão investigar o crime que é punido com multas que podem variar de 500,000 à 2 milhões de reais.




As autoridades dizem que irão investigar o crime que é punido com multas que podem variar de 500,000 à 2 milhões de reais.



A notícia chega em meio ao anúncio do governo brasileiro feito há um ano atrás de aumentar o desmatamento. Os analistas dizem que a especulção de que as leis ambientais do Brasil serão enfraquecidas pela reforma do Código Florestal que se encontra à caminho do congresso, juntamente com o aumento nos preços da commodity, estão contribuindo para o aumento dos desmatamentos.



Os Estados Unidos usaram o Agente Laranja, (que combinava a metade do 2,4-D e 2,4,5-T), durante a guerra do Vietnã para desfolhar áreas vastas de florestas no Vietnã, Laos e Camboja. O herbicida foi considerado o causador de centenas de milhares de mortes e deformidades.



Exit mobile version