Notícias ambientais

A procura de ouro está a conduzir à desflorestação da região Amazónica no Perú

A desflorestação está a aumentar na região Peruviana de Madre de Dios devido às minas de ouro pequenas, perigosas e ilegais. Em algumas áreas, a perda de floresta aumentou quase 6 vezes. Mas a perda de floresta é apenas o início; esta exploração mineira, que não é regulada, está a libertar mercúrio para o ar, solo e água, contaminando a região e colocando as pessoas em perigo.


Ao utilizar imagens de satélite da NASA, os cientistas foram capazes de seguir a desflorestação devido à exploração mineira artesanal de ouro no Peru. De acordo com um estudo publicado na PLos ONE, dois grandes locais de mineração causaram a perda de 7.000 hectares de floresta (15.200 acres)- uma área maior que as Bermudas- entre 2003 e 2009.



“Apresentamos as evidências mais recentes da procura global de uma pequena comodidade e a destruição do ecossistema que resulta da sua extracção, registada por satélites, numa das zonas com maior biodiversidade do planeta”, escreveram os cientistas.


Rainforest felled for gold mining appears in these satellite images as a pink scar in the 2009 view. A) is Guacamayo (12°51′S, 70°00′W) along the Interoceanic highway (which is the red line) and (B) is Colorado-Puquiri (12°44′S, 70°32′W) in the buffer zone of the Amarakaeri Communal Reserve. Image from: Gold Mining in the Peruvian Amazon: Global Prices, Deforestation, and Mercury Imports.
A floresta tropical abatida para extracção de ouro aparece, nestas imagens de satélite, como uma cicatriz rosa na imagem de 2009. A) é Guacamayo (12°51′S, 70°00′W) ao longo da autoestrada interoceânica e B) é Colorado-Puquiri(12°44′S, 70°32′W) na zona tampão da Reserva Comunitária de Amarakaeri. Imagem de: Gold Mining in the Peruvian Amazon: Global Prices,
Deforestation, and Mercury Imports.

Jennifer Swenson, a autora principal da Escola Nicholas do Ambiente da Duke University afirma, num comunicado de imprensa, que este tipo de mineração é “claramente visível do espaço.” Há também muitas áreas de mineração de menores dimensões “espalhadas” ao longo da Madre de Dios que são mais difíceis de monitorizar mas que podem rapidamente transformar-se nas zonas que temos vindo a acompanhar ao longo do tempo,” diz Swenson.



Swenson e os seus colegas fazem uma ligação entre os preços do ouro e o aumento das explorações mineiras não regulamentadas.



“Na última década, o preço do ouro aumentou 360 %, com um aumento constante anual de [cerca] de 18 %. O preço continua a bater novos recordes, subindo até $1400/oz na altura em que este artigo foi publicado. Como resposta, a exploração mineira não industrial aumentou nos países em vias de desenvolvimento, trazendo consigo graves consequências ambientais e para a saúde”, escrevem os autores.



Além da perda de floresta, o processo extractivo também tem consequências na vida animal e humana, da região, devido à poluição por mercúrio. Os mineiros usam o mercúrio para se ligar ao metal, mas se não for regulado, este elemento tóxico pode envenenar o ecossistema. De acordo com o Ministro do Ambiente Peruviano, os peixes, nesta área, têm níveis de mercúrio três vezes mais elevados do que os valores aprovados pela Organização Mundial de Saúde. Estas toxinas podem ser transportadas ao longo da cadeia alimentar. As pessoas que dependem do peixe, caça e água dos rios da região deverão também sofrer consequências. Em regra os mineiros são pobres, com um nível de educação reduzido e marginalizados, estando em grande risco por lidarem directamente com o mercúrio. Após a queima de combustível fóssil, a extracção de ouro em pequena escala é a segunda fonte mundial de poluição por mercúrio, contribuindo com cerca de 1/3 da poluição mundial de mercúrio.


De acordo com a BBC, o comércio ilegal de ouro acarreta inúmeros problemas sociais, incluindo o tráfico de drogas, trabalho forçado e prostituição infantil.


Recentemente o Peru iniciou uma campanha para acabar com estas minas ilegais. Em Fevereiro, agentes da polícia destruíram inúmeros barcos tendo apreendido outras 13 embracações que eram usadas pelos mineiros ilegais na região. Esta operação pretende destruir 300 locais de mineração ilegal. Mas tendo em conta os elevados preços do ouro, é questionável se isto irá funcionar a longo prazo.


Swenson afirma que o Peru deve pensar fora da caixa e considerar a limitação às importações de mercúrio.


“Quase todo o mercúrio importado pelo Peru é usado para a mineração artesanal e os valores importados aumentaram exponencialmente desde 2003, seguindo o aumento dos preços do ouro”, afirma Swenson. “Dada a taxa dos aumentos mais recentes, prevemos que as importações de mercúrio dupliquem até ao fim de 2011, para cerca de 500 toneladas por ano.”





Citação: Jennifer J. Swenson, Catherine E. Carter, Jean-Christophe Dome, Cesar I. Delgado. Gold Mining in the Peruvian Amazon: Global Prices,
Deforestation, and Mercury Imports.
PLoS ONE. 2011.



Exit mobile version