Notícias ambientais

Usando o Google Earth para monitorar ameaças a sítios arqueológicos

Novo sistema de monitoramento usa o Google Earth para proteger sítios arqueológicos ameaçados de extinção


Um novo sistema de alerta usa o Google Earth e outras ferramentas de satélite para proteger sítios de patrimônios culturais de incêndios, saques, invasão, turismo destrutivo, e outras ameaças, diz Global Heritage Fund (Fundo para o Património Global), o grupo que lançou essa iniciativa.



A plataforma, apelidada Global Heritage Network – Rede de Patrimônio Global em Português – (GHN – ghn.globalheritagefund.org), conta com imagens de satélite de alta definição e mapas detalhados de 500 sítios-chaves arqueológicos e culturais em países em desenvolvimento ao redor do mundo. As ameaças são relatadas por pessoas que estão em campo entre elas, comunidades locais, pesquisadores, autoridades e voluntários.


Umma, Iraq - – Massive Looting of Sumerian Cities 2003-2010. Side-by-side comparison between the years of 2003 and 2010. (DigitalGlobe and GHF)
Umma, Iraque – Saques Massivos de Cidades Sumerianas 2003-2010. A área total de saques é total. Delineadas e área de hachura e área total saqueada a partir de 2010 desde que a guerra do Iraque começou em março de 2003. (DigitalGlobe e GHF)

“O GHN serve como um sistema de aviso sobre os nossos sítios de patrimônio globais que estão a mercê de se perderem,” diz Jeff Morgan, Diretor Executivo da GHF em uma declaração, “A GHN expande a nossa rede global para poder engajar um grupo maior de líderes de conservação de sítios, arqueólogos, comunidades locais, agentes dos governos, doadores, e voluntários para salvar nosso patrimônio global para gerações futuras.”



“Com grandes ameaças tais como os conflitos armados que colocam em risco o Templo de Preah Vihear na fronteira contestada de Tailândia com o Camboja, um sistema de aviso é claramente necessário para os sítios patrimoniais para focar a as atenções nacionais e internacionais e gerar respostas rápidas para a perda e destruição de patrimônios globais.”



A GHN mapeamento científico da Esri e imagens de satélite da DigitalGlobe para populacionar um banco de dados geo-espacial mostrado no Google Earth. Informações sobre ameaças são colhidas de várias fontes, incluindo redes sociais, noticiários, e, no caso do Mirador na Guatemala, a partir de dados de satélites da NASA porque incêndios na floresta colocam os antigos templos Maia em risco. As ameaças são comunicadas via media sociais e outros canais às autoridades e ao publico.




Trabalhando com a NASA e a Universidade de Maryland, a GHN recebe informações diárias sobre incêndios ameaçando o Mirador, um sítio do patrimônio cultural e natural na Guatemala. Sempre que um incêndio é detectado nas proximidades da bacia, a GHN recebe um alerta com a localização do incêndio, que pode ser enviada às autoridades. Ao se rastrear incêndios diariamente com imagens da MODIS como esta acima, a GHN criou uma campanha para preservar a floresta. (Imagem: Universidade de Maryland e GHF).



Os sítios do El Mirador e da Pirâmide La Danta, provavelmente a maior pirâmide feita pelo homem em volume no mundo. Modelos em 3D foram feitos pela GHN mostrando a escala massiva desses monumentos. (DigitalGlobe e FARES)





Mas além de prover capacidade de monitoramento, o Fundo do Patrimônio Global diz que a GHN vai ajudar a construir capacidade local e inteligência na proteção de sítios culturais em alguns dos países mais pobres do mundo.



“A GHN permite a nossa equipe de preservação trabalhar junto com especialistas internacional e líderes comunitários para conservar sítios como o Banteay Chhmar, no Cambodia que está nomeado pela UNESCO para a designação de Patrimônio Mundial,” diz John Sanday, Diretor do projeto Banteay Chhmar. “Nosso time de conservação Khmer agora pode trabalhar mais próximo dos especialistas internacionais do mundo inteiro para monitorar ameaças, propor soluções inovadoras e colaborar diariamente para salvar os sítios patrimoniais mais significativos do sudeste da Ásia.”



O Fundo do Patrimônio Global diz que a GHN vai tornar mais fácil para países em desenvolvimento proteger seus sítios do patrimônio cultural que têm potencial para gerar renda substancial oriunda do turismo e outros negócios — até 100 bilhões de dólares por ano por volta de 2025 dos 500 sítios monitorados pela GHN, de acordo um relatório de 2010 do Fundo do Patrimônio Global.



Global Heritage Network.
This article was translated by César Melo; Email: caninz@gmail.com or follow him on Twitter: @caninz



Exit mobile version