Notícias ambientais

Terremoto no Japão pode aumentar corte de árvores no Bornéo

Cortadores de madeira da Malásia dizem que a recuperação do Japão do terremoto devastador da última semana irá aumentar a demanda por madeira, relata o Borneo Post.



AmResearch, uma empresa pesquisadora de investimentos localizada em Kuala Lampur, Malásia, disse que as companhias que exploram e exportam madeira compensada para o Japão estão prontas para se beneficiarem da reconstrução.



“Nós contatamos atores no mercado madeireiro que também não estão certos do tamanho do estrago causado pelo último terremoto e seus abalos secundários”, reporta AmResearch. “Uma empresa madeireira descarta um aumento de 30-40% na exportação ao Japão – maior comprador de madeira compensada da Malásia – mas espera um ligeiro aumento na demanda japonesa devido ao processo de reconstrução, dependendo do estrago às edificações”.



AmResearch disse ao Borneo Post que o Japão é responsável por 46% do volume total de exportações de madeireira de Sarawak de Janeiro a Novembro de 2010.




Meranti vermelho-escuro, $/metro-cúbico, Fev2010-Fev2011
Meranti vermelho-escuro, $/metro-cúbico, Fev2010-Fev2011.

Ta Ann Holdings Bhd, uma das empresas madeireiras reportadas pela AmResearch e uma das maiores empresas do setor em operação em Sarawak, um estado de Bornéo, exporta 90% de sua madeira compensada para o Japão – de acordo com AmResearch. Ta Ann tem sido atualmente criticada por ativistas ambientais por sua ligação com Abdul Taib Mahmud (Ministro-Chefe de Sarawak), o qual é personagem principal em um escândalo de corrupção. Ativistas dizem que Taib e sua família adquiriram bilhões de dólares em propriedades em outros continentes apesar de ganhar um modesto salário governamental durante seus 30 anos no poder. No mesmo tempo, as florestas no Sarawak têm sido severamente devastadas e as comunidades tradicionais locais têm sido retiradas de suas respectivas terras.



Nota do editor: O Borneo Post é propriedade do KTS Group, um grupo que dentre outras companhias detém uma empresa madeireira em Sarawak.

Exit mobile version