Notícias ambientais

Indonésia vai a desflorestaçar 3 milhões de hectares de selva na ilha da Nova Guiné


Plantações fora da Jayapura na província de Papua. Imagens de Google Earth/Maps.


O Ministro das Florestas da Indonésia aprovou a conversão de cerca de 3 milhões de hectares de floresta natural na província de Papua, na ilha da Nova Guiné, de acordo com uma nova análise feita por Greenomics Indonesia, uma unidade ambiental.



Dados da Greenomics Indonesia indicam que 17 empresas receberam concessões para limpar floresta natural em Papua. Perto de 1 milhão de hectares está destinado para plantações industrial que irão fornecer a indústria de polpa e papel.



A Greenomics Indocenia alega que seis destas empresas, que em conjunto mantêm 1,2 milhões de hectares, foram isentas da moratória sobre concessões de floresta natural e terra turfosa.



O Director Executivo da Greenomics Indonesia Elfian Effendi afirma que o plano poderia transformar a província densamente coberta por florestas.



“Não será diferente do que aconteceu na Província de Riau,” afirmou Elfian, referindo-se à província em Sumatra que foi largamente desflorestada para produção de óleo de palma e de polpa e papel.



Elfian exigiu que o Presidente da Indonésia Susilo Bambank Yudhoyono esclarecesse imediatamente a moratória proposta para conversão da floresta. A moratório tem estado em pendência legal desde o dia 1 de Janeiro de 2011.



“Devemos evitar a todo o custo uma situação em que o próprio governo cria um período novo e demorado de incerteza.”


Exit mobile version