Notícias ambientais

O desmatamento no Haiti, e furacões impulsionam terremotos mortais?

O desmatamento no Haiti, e furacões impulsionam terremotos mortais?

mongabay.com

04 de Janeiro de 2011



A erosão causada por furacões e o desmatamento em larga escala pode ter contribuído para o terremoto devastador ocorrido no ano passado que matou mais de 200.000 pessoas no Haiti, segundo um geólogo da Universidade de Miami.


GA_googleFillSlot(“news_300x250_atf_premium”);

Analisando tensões na crosta terrestre na zona de falha do terremoto de 12 de Janeiro do ano passado, Shimon Wdowinski e seus colegas sugerem que a redistribuição de sedimento das montanhas às planícies Leogane River Delta na sequência de quatro grandes tempestades tropicais — incluindo dois furacões — em 2008 poderia ter sido suficiente para impulsionar o choque catastrófico. O desmatamento quase completo das encostas piorou as erosões causadas pelas tempestades.

Jeff Masters do Weather Underground’s WunderBlog resume a pesquisa, que foi apresentada em Dezembro no encontro da União Geofísica Americana (AGU) em São Francisco:

Wdowinski citou dois exemplos de Taiwan onde terremotos se seguiram à fortes tempestades que haviam despejados grandes quantidades de chuvas em áreas montanhosas. Ele também notou que os terremotos debaixo da água estava ligado aos eventos do El Niño.



Para mais, olhe Foi o terremoto de 2010 do Haiti impulsionado pelo desmatamento e pelos furacões de 2008? and Os furacões podem impulsionar terremotos? (Wired).











Exit mobile version