Notícias ambientais

Governo britânico rejeita plano de vender florestas

O governo britânico, liderado pelo Primeiro Ministro David Cameron, desistiu de uma proposta controversa de vender porções significativas das florestas nacionais para o setor privado. O plano sofreu críticas severas, incluindo uma petição contra a proposta com 500 mil assinaturas, e trazendo diversas figuras britânicas notáveis como a atriz Dame Judi Dench, a poetiza Carol Anne Duffy e o arcebispo de Canterburry contra este plano.



A Secretária de Meio Ambiente Caroline Spelman se retratou perante aos membros do Parlamento Britânico.



“Me desculpem. Nós agimos errado, mas nós ouvimos às preocupações das pessoas”, diz, como relatado pelo Guardian, “se houver uma mensagem desta experiência é que as pessoas prezam por suas florestas e os benefícios que elas trazem. Minha prioridade durante este período de debate tem sido assegurar um futuro sustentável para nossas florestas”.



O líder dos Trabalhadores, Ed Miliband, retrucou: “Virtualmente todas as pessoas no país puderam ver a venda de nossas florestas foi uma estupidez e uma política míope, mas eles seguiram em frente”.



David Babbs, líder da “38 Degrees”, a campanha que coletou meio milhão de assinatura, falou à Reuters: “Alguns dizem que assinar petições e enviar emails (aos Membros dos Parlamentos) nunca mudou nada. Mas desta vez sim. Isto é o que o poder popular significa, e mais de meio milhão de nós estamos orgulhosos”.



Uma equipe independente irá investigar, agora, o futuro das florestas do governo britânico. O governo inglês detém 18% das florestas nacional. Atualmente, cerca de 12% do país é coberto por florestas.





Tradução feita por Victor Salviati (analista de projetos da Fundação Amazonas Sustentável, FAS)



Para saber de mais histórias das pessoas e comunidades que vivem ao longo dos rios da Amazônia, acesse www.fas-amazonas.org.











Related articles


Exit mobile version