Notícias ambientais

Irá o acordo do Redd funcionar na Floresta da Indonésia?


Uma versão mais curta deste artigo aparece em Yale e360 como O Legado de Corrupção da Indonésia atrapalha o Plano de Proteção Florestal. A versão que aparece abaixo foi revisada em 31 de Outubro de 2010.






GA_googleFillSlot(“news_300x250_atf_premium”);

Voando em um avião sobre metade da ilha de Nova Guiné na Indonésia, a floresta se estende como um mar de verde sendo quebrada apenas por cadeias de montanhas e rios sinuosos. A copa das árvores mostra sinais de influência humana. Mas conforme chega-se perto de Jayapura, a capital de Papua, a cobertura das árvores se tornam mais rala – um sinal da extração madeirera—e as cicatrizes vermelhas da mineração aparecem antes de dar espaço ao verde escuro monótono das plantações de palmeira de óleo e finalmente pastos e área urbana.



A cena não é única para a Nova Guiné na Indonésia; tem se repetido pelo maior arquipélago do mundo por décadas, em parte uma conseqüência da expansão agrícola por parte de pequenos agricultores; mas cada vez mais um produto das indústrias extrativistas, especialmente a madeireira, setores de plantação e mineração. Papua, na verdade, é a última fronteira da Indonésia e portanto representa duas opções divergentes para o desenvolvimento do caminho do país: o desmatamento contínuo e a degradação das florestas sob uma abordagem usual de negócios ou uma mudança em direção a um modelo fundamentalmente diferente e não provado ainda baseado em maior transparência e muito cuidado desses recursos florestais.



Rio no Oeste de Papua



Plantação de oleo de palma e moinhos no Norte de Sumatra



Desmatamento em Kalimantan, em bornéo na Indonéesia. Fotos de Rhett A. Butler.

Embarcar no caminho seria um choque para qualquer pessoa observando as tendências na Indonésia nos últimos vinte anos. Intensa extração madeireira, expansão furiosa de plantações de palmeiras de óleo e papel, e queimadas florestais levaram a Indonésia a alcançar o Brasil como o maior desflorestador do mundo. Ao mesmo tempo, a Indonésia se tornou a maior produtora de palmeira de óleo do mundo e a maior exportadora de carvão termal, enquanto vê seu papel e madeira industrial aumentar as exportações em 20 e 15, respectivamente desde 1990. Mas esse marcos vieram com um custo ambiental elevado: a cobertura florestal da Indonésia caiu para menos da metade de sua massa; as queimadas regularmente limpam vastas áreas em Sumatra e Kalimantan, provocando problemas de saúde domésticos e hostilidades entre os vizinhos sobre a poluição do ar; e o país é agora o terceiro maior emissor do mundo de gases de efeito estufa. A Indonésia tem estado, portanto em um caminho de altas emissões, um caminho onde grandes setores da economia oferecem poucos retornos econômicos relativos às emissões. Mas o número pode crescer: a previsão é para a Indonésia estar entre os que mais vão perder com a mudança climática, principalmente com o resultado do aumento do nível do mar e o aumento da incidência das secas e incêndios.



No entanto, a evolução dos últimos dois anos sugerems que os negócios como são feitos atualmente podem não ser uma conclusão precipitada. Em Setembro de 2009 a Reunião do G20 em Pittsburgh, com o Presidente Susilo Bambang Yudhoyono surpreendeu o mundo quando ele anunciou que a Indonésia iria voluntariamente reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 26 por cento em um projeto de base de 2020. Se o mundo rico embarcasse nessa, a Indonésia cortaria as emissões—mais de três quartos do que resulta o desmatamento—em 41%, um escalonado compromisso com a economia emergente. O corte de 1.2 gigatoneladas sobre o ultimo curso representaria 8 por cento do total da meta de redução de emissões estabelecida pela Nações Unidas.



Desmatamentos por pequenos proprietários no Oeste da Papua. Foto de Rhett A. Butler

A Noruega, que se tornou a campeã global na conservação de florestas tropicais comprometendo mais de $1.5 bilhão desde 2008, pegou a deixa. Em Maio foi prometido $1 bilhão para a Indonésia, contingente do sucesso do país na redução das emissões. Os dois países rapidamente alcançaram um acordo, que estabelece uma abordagem gradual ao longo dos próximos anos e explicita a necessidade de garantias e transparência no desenvolvimento e implantação de uma estratégia a nível nacional para a redução do desmatamento e degradação (REDD+). Mas o diabo está nos detalhes: reduzir o desmatamento na Indonésia não será simples. Exigirá a tomada de fortes interesses instalados; determinar quem controla o que em relação aos direitos à terra; a luta contra a corrupção generalizada; redirecionando os incentivos equivocados que conduzem à conversão da floresta; construção de novas instituições; estabelecendo sistemas para monitoramento, relatórios; e verificando as reduções das emissões; preenchendo lacunas de informações sobre a extensão e propriedade das florestas; e reorientando a filosofia subjacente ao uso das florestas no país. O receio permanece de que a meta nunca seja alacançada.





Plantação de oleo de palma reeëstabelecida na antiga floresta do Norte da Sumatra

O desmatamento na Indonésia é hoje primariamente impulsionado pelas indústrias florestais—a alta dos preços das commodities as fez mais rentáveis do que nunca para explorar as florestas e convertê-las em polpa e plantações de óleo. No entanto há mais para o desmatamento do que apenas a produção de commodities. A fraca aplicação da lei, a falta de planejamento e transparência acerca do uso da terra, pobre administração da terra, confusão sobre os direitos da terra, e pobreza fundamentam muito do desmatamento que ocorre na Indonésia, se foi causado pelo empobrecimento dos agricultores ou grandes corporações. Nenhuma dessas questões é facilmente resolvida.



“Esse é o problema com o REDD,” disse Marcus Colchester, que dirige o Programa Forest People, um grupo em defesa dos direitos dos povos indígenas. “Os defensores chamam de ‘fruta mais baixa’. Poderíamos economizar muito carbono apenas evitando o desmatamento, mas o que isso realmente significa é confrontar esses interesses que fazem muito bem pelo desmatamento. Então o REDD acaba sendo uma fruta muito alta. “Os governos estão muito relutantes em adotar reformas políticas para de fato reduzir o desmatamento.”



Muitas preocupações sobre o REDD na Indonésia e na história de corrupção no setor florestal. Sob o governo de Suharto, que governou o país com punho de ferro de 1967-1998, o setor florestal foi usado como um mecanismo para distribuição de riqueza e poder para os amigos políticos ao invés de maximizar os benefícios para o povo da Indonéia.



“É uma fonte ilimitada de corrupção,” Chandra M. Hamzah, deputado da Comissão de Erradicação da Corrupção (KPK) estabelecida pelo Presidente Susilo Bambang Yudhoyono, disse a Reuters durante uma entrevista no início desse ano.


Lowland rainforest in West Papua
Planície Florestal no Oeste de Papua


Tropical forest in Sumatra
Floresta tropical na Sumatra. Fotos de Rhett A. Butler.

O grau de corrupção é o setor exemplificado pelo fundo de reflorestamento do país, que perdeu $5.2 bilhões entre 1993-1997 através fraude e má gestão, de acordo com uma auditoria da Ernst e Young. Chris Barr, ex-analista da CIFOR e agora um consultor independente, diz que o recorde de manipulação de grandes somas de dinheiro deveriam soar os alarmes para os países que contribuem com fundos do REDD para a Indonésia. Barr diz que os problemas continuaram muito além da era Suharto com centenas de milhões de dólares do Fundo de Reflorestamento sendo transferido para um fundo intermediário altamente opaco administrado pelo Ministério da Silvicultura.



“O Ministério tem orçado esses fundos para financiar vários milhões de hectares de novas plantações, mas tem havido pouca prestação de contas ao público em relação a quanto dinheiro tem de fato sido gasto. Em várias províncias onde (Conselho Fiscal) BPK tem conduzido auditorias, e as autoridades de distritos e províncias tem rotineiramente atribuições de alocações de Fundo de Reflorestamento, frequentemente de 50% ou mais. Esses fatores sugerem que muitas das agencias prováveis a administrar o REDD+ fundos estão já lutando para administrar o fluxo existente de recursos fiscais do Fundo do Reflorestamento. O REDD+ pode ser esperado para colocar novo estresse nessas instituições.”



A corrupção já chegou até o time que negociava o REDD com a Noruega. Em Outubro, Wandojo Siswanto, o negociador das conversações climáticas do ano passado em Copenhagen, foi preso e acusado de aceitar subornos. Siswanto foi citado em dois atos de corrupção, incluindo um incidente em 2008 onde ele admitiu aceitar $4,600 de um parlamentar.



Mas nem todos concordam que a corrupção será um impedimento para o REDD na Indonésia. Agus Purnomo, um membro da Equipe Especial de Mudança Climática do Presidente da Indonésia, está otimista de que a performance baseada na natureza do acordo com a Noruega, e o REDD em geral, é suficiente para conter as preocupações sobre a corrupção e distribuição de dinheiro do carbono.


Clearing of peatland in Central Kalimantan
Desmatamento de turfeiras na parte Central de Kalimantan


Road in West Papua
Rodovia no Oeste de Papua. Fotos de Rhett A. Butler.

“Não há necessidade real de fazer promessas sobre o uso de fundos porque iremos ser pagos a partir das reduções de emissões verificadas,” ele disse.



“Se atinge ou não as comunidades ou empresas que tomam ações para reduzir as emissões não é uma questão porque tais reduções podem apenas acontecer através do trabalho em conjunto em cada nível. Sem o envolvimento das partes interessadas, como as comunidades, empresas, agencias de governo local e nacional, não haverá uma significante redução das emissões das florestas e turfeiras. Como somos sérios em nosso comprometimento… temos que assegurar que aqueles que estão trabalhando para reduzir o desflorestamento e a degradação das turfeiras serão apropriadamente compensados.”



Não obstante a corrupção é apenas uma das preocupações. Algumas pessoas que revisaram o esboço dos documentos do Conselho de Mudança Climática Nacional sobre as estratégias de baixo fluxo de desenvolvimento de carbono para as províncias advertem que o dinheiro do REDD pode ser usado para subsidiar abordagens de negócios como de costume, incluindo uma grande expansão da capacidade de processamento do óleo de palma e polpa e papel, o que poderiam aumentar a pressão sobre as áreas florestais remanescentes.



“A estratégia de crescimento de baixo carbono do Leste de Kalimantan é um documento cheio de contradições,” disse Barr, que observa que o plano de esboço planeja reduzir as emissões de carbono enquanto expande a capacidade da industria de polpa de madeira da província em quatro vezes..



“Ao atingir a capacidade de 2.6 milhões de toneladas métricas/ano, a estratégia promove o desenvolvimento de uma indústria multibilionária que irá consumir 13 milhões de toneladas métricas de madeira anualmente — ou 50 por cento mais do que a concessão da colheita legal inteira da Indonésia para o sistema de madeira HPH! “


Oil palm plantation in Riau Province, Sumatra
Plantação de Óleo de palma em Riau Province, Sumatra


Oil palm plantation in North Sumatra
Plantação de oleo de palma de Sumatra. Fotos de Rhett A. Butler.

Barr diz que a estratégia indica que irá capitalizar 600.000 hectares de terras desmatadas para Madeira que estão atualmente ociosas, mas falha ao informar que muitas dessas áreas são de empresas que previamente receberam subsidies financeiros lucrativos do Fundo de Reflorestamento do Governo para desenvolver plantações industriais.



“Em numerosos casos, eles simplesmente desmataram as madeiras em pé, embolsaram os subsídios, e nunca replantaram. A noção de que o governo deveria agora estender novos ‘incentivos’ financeiros para encorajar o desenvolvimento da indústria de polpa que depende dessas empresas para um fornecimento de madeira sustentável – como parte de sua estratégia de baixo crescimento de carbono – simplesmente desafia a lógica. Em outras palavras, a proposta do Leste de Kalimantan está a procura de um “negócio” em nome das reduções das emissões de carbono.”



Como Barr observa, as projeções são baseadas na suposição de que grandes áreas de “área degradada” podem ser trazidas para produção dentro da Indonésia. Mas até então, as terras degradadas tem sido um enigma. Eles são também muito caros para desenvolver (a extração madeireira freqüentemente subsidia os projetos de plantação) ou atormentados por problemas sobre direitos da terra, tornando-as não atrativas para a indústria. Problemas fundiários ocorrem em Jakarta sem saber na verdade que terra está sendo usada. Em muitos casos, “o desperdício de terra” não é abandonado, mas usado pelas comunidades em menor escala em atividades como a agricultura de subsistência e agrosilvicultura. Alguns desses usos é um produto do programa de transmigração de Suharto de 1970 e 1980, quando o governo procurou aliviar a pressão sobre a população nas ilhas centrais subsidiando o reassentamento em partes remotas do arquipélago. A política também ajudou a solidificar o controle político sobre regiões agitadas, como a Nova Guiné na Indonésia, Maluku, e partes de Sulawesi e Sumatra, e distribuir concessões para aliados de negócios de Suharto. O legado desse sistema significa que o departamento florestal controla muito da terra no papel, mas muito do que não é florestado e é reivindicado pelas comunidades. Estudos do Banco Mundial mostram que mais de 60% de todas as concessões de terra na Indonésia estão sob ajuda de fundos informais ou de clientes.


Alguns exemplos da incrível biodiversidade da Indonésia:


Katydid nymph in West Papua
Ninfa Katydid no Oeste da Papua


Tarsiers in North Sulawesi
Tarsiers no Norte de Sulawesi


Weevil in West Papua
Weevil no Oeste de Papua. Fotos de Rhett A. Butler.

Isto tem complicado a vida tanto das empresas quanto das comunidades, e promete ser um obstáculo para a implementação efetiva do REDD. Hoje uma empresa pode ganhar o direito de desenvolver uma concessão ostensivamente abandonada apenas para descobrir que aquela área está ocupada.



Erik Meijaard, um ecologista que já trabalhou para a The Nature Conservancy mas agora é autônomo, tem visto problemas á primeira vista.



“Se dissermos que as plantações deveriam ser desenvolvidas em terras ‘degradadas’ é importante perceber que a maioria dessas terras seriam reivindicadas por agricultores locais,” ele disse. “Usando essas terras para plantações requer compensação de rendas perdidas para esses agricultores, e longas negociações com muitas partes interessadas. Esta é uma das razões pela qual as empresas preferem usar as florestas ao invés das terras degradadas.”



Obter uma ajuda em relação às áreas degradadas é portanto, uma das altas prioridades na primeira fase do acordo com a Noruega. Um banco de dados sobre as terras degradadas irá rastrear onde existem terras degradadas e quem as possui, ou pelo menos as utilize.


“O banco de dados das terras degradadas irá permitir a expansão da agricultura e reflorestamento bem como prover certeza legal para o empresário que estiver expandindo seu negócio enquanto evita o desflorestamento,” explicou Purnomo, equipe de mudança climática para o presidente.



A lacuna de informações se estende para as concessões florestais. O Instituto de Recursos Mundiais, um grupo político, está trabalhando com uma Ong local, Sekala, para desenvolver mapas que refletem a concessão, uso da terra pelas comunidades, e terras degradadas. Troca de terras, onde existem concessões de terras, são deslocadas para pastos em troca de subsidies de fundos de carbono e é um curso de ação sob acordo da Noruega que irá requerer boas informações do uso da terra.



A transparência também precisa se estender aos fluxos financeiros para reduzir os riscos de repetir a experiência do fundo de reflorestamento. Portanto, grupos como World Resources Institute e o Forest Trends estão trabalhando com parceiros locais acerca do mecanismo de rastreio financeiro para o dinheiro do REDD.


Dani man
Homen Dani em Papua, na Ilha de Nova Guiné.


Rainforest in the Arfak Mountains of West Papua on the island of New Guinea
Floresta nas Montanhas Arfak no Oeste da Papua.

Logging in West Papua
Extração de Madeira no Oeste da Papua.


Giant Dipterocarp tree in Gunung Leuser, North Sulawesi
Árvore Dipterocarp gigante em Gunung Leuser, em Sulawesi do Norte. Fotos de Rhett A. Butler.

Um melhor acompanhamento financeiro, no entanto não irá resolver alguns problemas financeiros mais complexos. Enquanto é fácil descartar a Indonésia como um país corrupto, na realidade é como as outras democracias onde os líderes eleitos estão sob pressão para levantar dinheiro. A diferença é que a classe media da Indonésia é muito menor, portanto as pessoas ricas suficientes para financiar candidatem estão freqüentemente associadas com as indústrias extrativas. Isso é importante porque o Bupati, ou chefe do distrito, detém muito poder quando se trata de decisões sobre que terra será usada para a agricultura ou plantações.



Chip Fay, um ex- Analista Político do Centro Agroflorestal Mundial e atualmente amigo do Instituto Samdhana, diz que encontrar maneiras para o governo local se beneficiar do REDD é imprescindível para o sucesso.



“O que a comunidade internacional apresenta é um pouco de fumaça e espelhos onde as empresas de plantações podem colocar algo real em vigor—algo que seja fácil de entender e que exista hoje,” disse ele.



Portanto a transição para uma economia de baixo carbono precisará olhar além do setor florestal. Precisa-se estimular o modo de vida de todas as formas.



“Nós usaremos essa renda adicional não apenas para apoiar as atividades em áreas florestais, mas também para construir mais escolas, melhores hospitais, infra-estrutura básica, e para identificar outros condutores do desmatamento,” disse Purnomo.



Claro que os trabalhos no setor florestal permanecerão importantes e o manejo florestal melhorado é imprescindível. A extração madeireira ilegal continua rampante na Indonésia, custam ao tesouro mais de $1 bilhão ao ano em renda perdida. As restrições recentes sobre importações de madeira ilegalmente extraídas pela Europa e Estados Unidos, poderia ajudar nessa frente enviando um sinal de demanda para os produtores da Indonésia. Contudo, mesmo as concessões legais permanecem problemáticas. Atualmente há poucos incentivos para a administração sustentável de florestas e pouca supervisão. O Ministério de Silvicultura diz que menos da metade de 58M ha da produção do país está classificada como boa condição.



A melhor gestão das concessões florestais representa uma grande oportunidade para a redução de gases de efeito estufa na Indonésia principalmente porque 46 por cento da área florestada na Indonésia é zoneada como floresta de produção para extração madeireira (outros 17 por cento são colocados para plantações, dos quais 10.7 milhões de ainda são florestados). McKinsey & Company, um consultor que desenvolveu uma curva de abatimento de gases de efeito estufa para a Indonésia, estima que o manejo sustentável da floresta poderia reduzir as emissões de dióxido de carbono anualmente em 200 milhões de toneladas métricas a um custo de $2 por tonelada, bem abaixo do custo de prevenção de incêndio, reflorestamento, e trocas de terras onde os detentores das concessões recebem subsídios para estabelecer plantações em terras não florestadas ao invés de terras florestadas.



No entanto o ingrediente mais importante para o sucesso do REDD na Indonésia é a mudar o modo como os empresários olham para as florestas.



“Uma das maiores barreiras no país é o atual paradigma dominante na floresta onde há uma ênfase sobre a valorização da floresta apenas como recurso comercial. Nosso desafio é disseminar um novo valor para as florestas. As florestas são amplamente valorizadas pela Madeira ou óleo de cozinha que pode ser produzido,” Dr. Kuntoro Mangkusubroto, chefe da força tarefa do REDD+ na Indonésia, disse a mongabay.com. “A mudança de paradigma para reforçar que as florestas valem mais em pé, juntamente com reforço da lei e alta transparência com ferramenta para mudar a maré da história de corrupção, são claras maneiras de salvar as florestas.”



Erik Meijaard acrescenta que o negócio tem um tem um papel ainda maior a desempenhar do que os conservacionistas ao salvar as florestas da Indonésia.



“Eu não sei se o negócio irá vir a tona, mas é a melhor e provavelmente única esperança realista,” disse ele, observando que os pesquisadores e o governo ambos destacaram “severos” problemas em administrar áreas protegidas. “Nenhum outro setor está em posição de reduzir o desmatamento através do manejo ativo e da proteção do patrimônio florestal, e a gestão é o fator crucial. O governo raramente tem mostrado uma habilidade ou compromisso com o patrimônio florestal, tanto protegido ou não protegido.”



Como tal é fundamental que a moratória sobre tais concessões de turfeiras e áreas de florestas naturais tenham apoio de pelo menos, partes do setor corporativo.



“Eu acho que é realmente bom ter uma pausa,” Aida Greenbury, gestora de sustentabilidade da Asia Pulp & Paper, uma empresa muito criticada por ambientalistas por suas práticas de extração de madeira, disse a Voice of America. “Temos estado sob enorme criticism de toda parte do mundo. Então vamos parar tudo, diga-nos onde fizemos errado e deixe-nos analisar, ver onde podemos melhorar de acordo com as regulamentações nacionais e então podemos surgir com um novo conjunto de regulamentos ou sistema.”


Oil palm estate in Sumatra
Óleo de palma em Sumatra.


Rainforest in North Sulawesi
Floresta no Norte de Sulawesi. Fotos de Rhett A. Butler.

“Uma moratória de dois anos não é incomum em outras indústrias e tem um rastreio provado de permissão dessas indústrias para revisar e re-avaliar suas questões de sustentabilidade, enquanto permite um período para o diálogo entre os governos, Ongs e terceiras partes,” acrescentou Ian Lifshitz, Gestor de Sustentabilidade e Relações Públicas na APP nas Américas.



O dinheiro da Noruega tem ajudado a avançar esse pensamento. Tem mostrado que o conceito de proteção florestal compensada é de fato real e agora está atraindo alguns dos melhores pensadores da Indonésia para a questão do desmatamento, que tem sido de baixa prioridade na agenda nacional até então.



Mas um bilhão de dólares irá desaparecer muito rápido. O Ministro Norueguês do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Internacional Erik Solheim diz que os países ricos precisam apoiar o compromisso internacional da Indonésia para combater a mudança climática.



“A Indonésia tem o compromisso unilateral de alcançar grandes coisas e a resposta da comunidade internacional para isso não pode ser negócios como usual. Deve envolver apoio em escala que combine as mudanças que a Indonésia deseja implementar. A comunidade internacional deve portanto, apoiar a nova abordagem da Indonésia para o REDD+.”



O futuro das florestas da Indonésia depende disso.



Exit mobile version