Notícias ambientais

Invertebrados na medicina popular brasileira

De acordo com um novo estudo na área de Ciência de Conservação Tropical um número surpreendente de invertebrados é usado em remédios caseiros no Brasil, os quais são populares tanto na área rural quanto urbana. Pesquisadores descobriram que pelo menos 81 espécies de cinco grupos taxonômicos estão sendo usados para tratar uma variedade de doenças no Brasil.


Os insetos provaram ser a espécie mais popular de invertebrados que curam, constituindo mais da metade das espécies encontradas no estudo. Dezessete das espécies eram moluscos e Dezesseis eram crustáceos.


Infelizmente, quatro das espécies usadas na medicina popular também aparecem na lista de espécies ameaçadas do Brasil. Para algumas das espécies está faltando estudo básico. Os pesquisadores sugerem que medidas de conservação precisam ser consideradas para aquelas espécies que estão ameaçadas e para aquelas que têm demanda específica no Brasil devido a preocupações com exploração demasiada. Além disso, os autores promovem a criação de regulamentos para assegurar sustentabilidade.





CITAÇÃO: Alves, R. N. E Dias, T. L. P. 2010.Usos de invertebrados na medicina popular no Brasil e suas implicações para conservação. Tropical Conservation Science Vol. 3 (2):159-174.


Exit mobile version