Notícias ambientais

Chefe do Meio Ambiente do Brasil renuncia após polêmica na Represa da Amazônia

Chefe do Meio Ambiente do Brasil renuncia após polêmica na Represa da Amazônia

mongabay.com

14 de Janeiro de 2011




O presidente da agencia ambiental do Brasil IBAMA renunciou devido a pressão para conceder uma licença para a Represa Belo Monte, um projeto hidroelétrico no Rio Xingu que enfrenta forte oposição de grupos ambientais e tribos indígenas, relata O Globo.


Abelardo Bayma Azevedo, chefe do IBAMA, teria se recusado a conceder a licença devido à preocupações ambientais. Disseram que Azevedo estava sob grande pressão do Ministro de Minas e Energia para aprovar a licença.



A renúncia de Azevedo é muito semelhante à de Marina Silva como Ministra do Meio Ambiente em 2008. Ela também estava sob grande pressão para desenvolver interesses com pretensões de expandir barragens e minas na Amazônia.



A Belo Monte está entre as mais polêmicas das 146 maiores barragens planejadas na Bacia Amazônica nas próximas duas ou três décadas. A barragem, que será a terceira maior do mundo, irá inundar 500 milhas quadradas de floresta e deslocar pelo menos 12.000 pessoas na região. Os cientistas dizem que a barragem vai bloquear um corredor crítico para peixes migratórios e impulsionar a emissão de gases de efeito estufa da vegetação apodrecida. O projeto de $17 bilhões é fortemente rejeitada por grupos indígenas, que dizem que o projeto vai destruir seu meio de subsistência e arruinar seu modo de vida.



A Amazon Watch, um grupo ambiental que protesta contra a barragem, liberou uma animação do Google Earth sobre a represa no ano passado.
















Artigos relacionados


Exit mobile version