Notícias ambientais

Mistério do monstro do chupacabra resolvido



O mistério do legendário chupacabra, uma fera que chupada o sangue de animais domésticos a noite, foi resolvido de acordo com um cientista da Universidade de Michigan.



O biólogo Barry OConnor diz que a maioria das visões do chupacabra estão provavelmente ligadas a coiotes com Mange, uma doença causada por escavação de ácaros sob a pele dos coiotes.



Mange, deixa os coyotes com perda extrema de cabelos similar á descrita por pessoas que alegam terem visto o chupacabra. Análises de carcaças do chupacabra por cientistas geralmente tornaram-se evidências da doença de mange, que é causada pela mesma espécie de ácaro (Sarcoptes scabiei) que inicia a coceira conhecida como sarna nas pessoas.



Cientistas acerditam que os legendários monstrous chupacabras sao na verdade coyotes com severos casos de mange, como o animal da figura. Cortesia de imagem da Universidade de Michigan

Cães domésticos tem sido convivido há tempo suficiente com os humanos por evoluir a habilidade de lutar contra o mange, mas os cães selvagens—raposas, lobos e coiotes—não.



“Sempre que você tem uma nova associação parasita-hospediro, é muito é muito ruim,” disse OConnor em um depoimento. “Causa muitos estragos, e a mortalidade pode ser relativamente alta porque as espécies hospedeiras não tiveram nenhuma história evolucionária com o parasita, então não foram capazes de evoluir nenhuma das defesa como as que nós temos.”



Casos graves de mange podem deixar cães selvagens suscetíveis à infecções bacterianas de pele, produzindo um odor fétido além da perda de pelos e espessamento da pele do animal. O resultado final: “um animal feio, nú, fedorento , monstruoso e de couro “—caracterizado pela “sídrome do shupacabra.”


Cabeça congelada do então chamado Chupacabra em Cuero, Texas. (AP Foto/Eric Gay)

A condição enfraquecida dos animais infestados pelo mange pode levá-los a caçar presas mais fáceis: animais domésticos.



“Porque esses animais estão realmente debilitados, eles se desgastarão muito caçando,” OConnor disse. “Então eles são forçados a atacar o gado porque é mais fáceil do que corer atrás de um Coelho ou veado.”



O mange pode também afetar species não caninas. Na Austrália, há casos de cubracabra wombat, enquanto em outras áreas sérias infecções de ácaros podem causar o enfraquecimento de esquilos derrubando-os das árvores, de acordo com OConnor, sugerindo que o chupacabra pode ser encontrado em árvores e na Austrália.



O mito do chupacabra data desde 1987 quando os jornais Porto Riquenho El Vocero e El Nuevo Dia relataram mortes misteriosas de animas que tiveram seus sangues chupados. Seu nome, inventado pelo comediante Porto Riquenho Silverio Pérez, é traduzido para “cabra otário.” A criatura é algumas vezes culpada pelo desaparecimento e perda de cabras, galinhas e outros animais de fazendas. É descrito como “parecido com cachorro, roedor, réptil, com longo focinho, e grandes dentes, couro, escamas e fedorento.”


Exit mobile version