Notícias ambientais

Figura: novo macaco descoberto em Mianmar


Novo primata está a beira da extinção.





Sem fotos ainda, o macaco de nariz chato vive em Mianmar, essa imagem foi reconstruída usando photoshop, baseado em um macaco de nariz arrebitado Yunnan e na carcaça de uma espécie recentemente descoberta, o macaco de nariz chato de Mianmar. Imagem pelo: Dr. Thomas Geissmann.




Relatórios de caçadores levaram cientistas a descobrirem uma nova espécie de macaco no norte da floresta de Mianmar. Descoberto por biólogos da Associação de Biodiversidade e Conservação Natural de Mianmar e com o apoio dos primatologistas com a Fauna & Flora Internacional (FFI) e a Fundação de Recursos Humanos e Biodiversidade, o estranho primata é um membro da família de macacos de nariz chatos, acrescentando um quinto membro a este grupo inequivocamente estranha de primatas Asiáticos. No entanto, as espécies sobrevivem em uma pequena população única , ameaçada pelas madeireiras chinesas e pela caça.



Descrito na revista American Journal of Primatology, o novo macaco, apelidado de macaco de nariz arrebitado (Rhinopithecus strykeri), apenas foi descoberto após pesquisadores terem ouvido relatos de caçadores de um estranho macaco com narinas arrebitadas e lábios proeminentes. É conhecido localmente como mey nwoah,ou ‘macaco com a face virada pra cima’.


Os locais têm facilidade em encontrar a espécie, já que de acordo com eles, o macaco espirra sempre que chove. A água da chuva fica coletada na narina no macaco fazendo-o espirrar. Para combater isso, os macacos passam os dias chuvosos com as cabelas entre as pernas.



O novo primata é especialmente notável por ser o único macaco de nariz arrebitado conhecido em Mianmar. As outras quatro espécies de macacos de nariz arrebitado são encontradas em partes da China e Vietnã.



Frank Momberg, Coordenador Regional do Programa de Desenvolvimento FFI na Ásia Pacífica e co-autor do trabalho, disse a mongabay.com que essa nova espécie prova que os “macacos de nariz arrebitados devem ter tido uma grande distribuição na China e áreas adjacentes no passado,” acrescentando que “[a nova espécie] é mais relacionada com o macaco de nariz arrebitado Yunnan. No entanto, as duas espécies são morfologicamente muito distintas e são agora separadas por duas grandes barreiras de espécies, o Rio Salween e o Rio Mekong.”



Os pesquisadores acreditam que apenas 260-330 indivíduos sobrevivam da nova espécie, que os classificaria como Criticamente Ameaçados de acordo com os padrões da Lista Vermelha da IUCN. Infelizmente, a nova espécie enfrenta uma grande variedade de ameaças.



“Os macacos de nariz arrebitados freqüentemente ficam presos em armadilhas colocadas para capturar ursos. Os caçadores locais também usam armas. Até 8 anos atrás a caça era usada apenas para a subsistência. Desde que os chineses começaram a se aproximar com suas atividades madeireiras, a caça agora está cada vez mais aumentando o fornecimento de carne para os trabalhadores das madeireiras locais e dos campos de construções de barragens, bem como para alimentar o comércio de vida selvagem que existe na China,” diz Momberg.



Mas a super-exploração das espécies não é a única preocupação.



Exploração madeireira ao longo da fronteira Chinesa com Mianmar. Foto da: Associação de Biodiversidade e Conservação Natural de Mianmar.

“No próximo ano as empresas madeireiras Chinesas terão se mudado para o habitat do macaco de nariz arrebitado de Mianmar e causado sérios danos e degradação a seus habitat e mais pressão de caça,” diz Momberg.



Salvar o macaco do nariz arrebitado irá requerer trabalho rápido em diferentes questões, de acordo com Momberg. Primeiro, o governo Chinês tem que “reprimir a exploração da Madeira ilegal na área” e “e reforçar a aplicação da lei de regulamentação CITES pelos oficiais chineses nas alfândegas para reduzir o tráfico ilegal de vida selvagem.”



Uma area protegida deveria ser estabelecida em Mianmar para o macaco do nariz arrebitado, uma recomendação já dada pela Corporação de Investimento de Poder Chinês, que está construindo uma represa de barragem em Mianmar.



Além disso, os conservacionistas devem trabalhar muito rapidamente com os locais para minimizar a caça e as armadilhas, bem como para prover renda.



Momberg recomenda que os conservacionistas “desenvolvam um programa de conservação baseado na comunidade para o macaco do nariz arrebitado de Mianmar, envolvendo todos os moradores na iniciativa da conservação. Empregar os caçadores locais como os guardiões e prover alternativas de sustento para as comunidades dependentes da floresta.”



A descoberta de um novo macaco em Mianmar prova como sabemos pouco sobre a vida selvagem desse país de acordo com Momberg.



“Há muito mais espécies a serem descobertas [em Mianmar], até mesmo mamíferos. Mianmar é um país prioridade para a conservação da biodiversidade com a atual taxa de desflorestamento na Ásia perdendo apenas para a Indonésia.”


Exit mobile version