Notícias ambientais

Amazônia sofre a pior seca em décadas



A pior seca em décadas desde de 1963 tem criado um desastre regional na Amazônia Brasileira. Níveis muito baixo de água isolaram comunidades dependentes do transporte do rio. Dada a pior situação, o Brasil anunciou na Quita-feira um pacote de emergência de $13.5 milhões de dólares para purificação da água, barracas e suporte alimentar via aéreo.



A seca também tem abatido os Pescadores locais que estão impossibilitados de se locomover pelos rios. Em alguns locais os rios estão tão secos que toda a água é evaporada e a camada do solo está rachando. Barcos encalhados e acidentes tem sido culpa do baixo nível dos rios.



Os ativistas do Greenpeace dizem que as secas são prováveis de ocorrer com mais freqüência no future devido á mudança climática.



“Já existe mudança climática ocorrendo em certo nível. O Greenpeace está rastreando os impactos que isso pode acarretar na Amazônia, os impactos que o aquecimento global—uns dois graus—pode trazer para a Amaônia […] Este ano foi for a dde linda,” Rafael Cruz, uma ativista do Greenpeace da Floresta Amazônica, disse Aljazeera.net.



Os cientistas tem nos advertido que a mudança climática combinado com o desmatamento ao redor do mundo todo poderia afetar o ecossistema da Amazônia, empurrando- o de floresta para savana.



Uma estação particularmente severa de vulcões é também provável que tenha contribuido para a seca: vulcões no Oceano Atlântico secam qualquer umidade do ar que poderia se formar perrto da Amazonia.



A estação chuvosa começa em Novembro.









Exit mobile version