Notícias ambientais

A Walmart se responsabiliza por não desmatar a Amazônia



A maior varejista do mundo anunciou na semana passada novo critério de abastecimento de matérias primas tão associadas com o desmatamento: o óleo de palma e a carne da Amazônia.



A Walmart irá requerer óleo de palma sustentável para todos seus produtos de marca privados no mundo todo até o fim de 2015, um movimento que irá prover um apoio critico para as iniciativas de redução de impacto ambiental da palmeira de óleo, que tem ás vezes sido produzida ás custas das florestas tropicais na Indonésia e na Malásia. A Walmart diz que esse movimento irá reduzir as emissões dos gases de efeito estufa em 5 milhões de toneladas métricas até o fim de 2015 apenas para a produção da Inglaterra e dos EUA sozinhos.




A gigante varejista disse que irá expandir as práticas de retirada de carne do Brasil para todas as empresas Walmart ao redor do mundo até o fim de 2015. A Walmart do Brasil tem sido pioneira num sistema de rastreabilidade para assegurar que a carne não contribua com o desmatamento da Amazônia. A produção de gado é responsável por 60-80 por cento de todo desmatamento da Amazônia Brasileira.



O programa de rastreabilidade de carne da Walmart do Brasil , conhecido como “Qualidade Selecionada, Origem Garantida”, permite um consumidor, usando um cellular, a rastrear a origem dos produtos de carne na loja, percorrendo todo o caminho de volta até sua fazenda de origem.



“O objetivo deste programa é ajudar os clientes a escolher produtos mais sustentáveis de maior qualidade e melhor valor” Luiz Carlos Paschoal da Walmart Brasil, disse em uma explicação em vídeo sobre o programa de rastreabilidade.



“Estamos comprometidos com a Conservação da Amazônia e desde 2005 estamos trabalhando com nossos fornecedores, acadêmicos, Ongs e o governo para construir uma cadeia de fornecimento mais sustentável e transparente,” acrescentou José Rafael Vasquez, chefe de gestão de merchandising da Walmart Brasil. “Queremos oferecer a nosso clientes uma completa e detalhada informação sobre a carne que eles estão comprando em nossas lojas.”


“O projeto é muito importante para nós e esperamos que ele seja um catalisador para mudar a industria da carne no Brasil.”


A Walmart diz que pretende expandir o numero de produtos com este nível de rastreabilidade e transparência. Na Amazônia, a Walmart Brasil tem o compromisso de fornecer Madeira sustentável e soja também como guardiãs para assegurar que os fornecedores não estão envolvidos com práticas ilegais e abusivas de trabalho.



No início deste ano, a Walmart também se comprometeu em reduzir 20 milhões de toneladas métricas de emissões de CO2 de seus produtos rotulados e cadeia de fornecimento até o fim de 2015.



O desflorestamento é uma grande fonte de emissão de gases de efeito estufa mais do que todos os carros, caminhões, trens, navios e aviões juntos. Reduzir ou Parar o desflorestamento representa um dos caminhos mais efetivos de reduzir as emissões de acordo com as análises de McKinsey & Company, uma empresa de consultoria.

Exit mobile version