Notícias ambientais

Imagem: Carnívoro desconhecido descoberto em lago de Madagascar

Pesquisadores identificaram uma espécie até então desconhecida de carnívoro, espreitada em um dos lagos mais ameaçados do mundo.




Vontsira de Durrell (Salanoia durrelli) – O primeiro mamífero carnívoro a ser descoberto em 24 anos na ilha de Madagascar por um time do Durrell Wildlife Conservation Trust (DWCT), do Natural History Museum, London, Nature Heritage, e do Conservation International (CI). Photo © Durrell Wildlife Conservation Trust.



A “vontsira de Durrell” (Salanoia durrelli), como foi batizada, em homenagem ao falecido escritor e conservacionista Gerald Durrell, foi fotografada pela primeira vez em 2004, nadando no lago Alaotra, em Madagascar.





Vontsira de Durrell (Salanoia durrelli). Photo © Durrell Wildlife Conservation Trust.





Lago Alaotra, o maior de Madagascar, já foi o sustento do país, responsável por alimentar uma grande parte do população da ilha. Em outras épocas o vasto lago era circundado por florestas tropicais, mas hoje elas foram cortadas para a agricultura e os morros estão nus e crivados de “lavaka” – barrancos vermelhos, fundos e erodidos. Com a chuva, o solo deixado desprotegido da cobertura florestal faz com que toneladas de terra vermelha sangrem para dentro do lago, ameaçando-o de desaparecimento. Hoje, a maior profundidade do lago na estação das secas alcança 60cm e a região não pode mais produzir arroz suficiente para suprir o aumento da população. Photo © Durrell Wildlife Conservation Trust.

Inspeções subsequentes feitas por cientistas das instituições Durrell Wildlife Conservation Trust; do Museu de História Natural de Londres; da Nature Heritage de Jersey; e da Conservation International confirmaram que a criatura semelhante a um mangusto, era de fato uma nova espécie.



“Já fazia algum tempo que nós sabíamos que um carnívoro vivia nos pântanos do lago Alaotra, mas assumimos que ele era a “vontsira de cauda marrom”, que também é encontrada nas florestas do leste da ilha”, disse Fidimalala Bruno Ralainasolo, um biólogo conservacionista a trabalho do Durrell Wildlife Conservation Trust, que fez a captura original do novo carnívoro. “Entretanto, diferenças no crânio, dentes e patas demonstraram que este animal é claramente uma espécie diferente, adaptada ao ambiente aquático”.



A vontsira de Durrell foi a primeira descoberta de um novo carnívoro em Madagascar nos últimos 24 anos. Muito pouco se sabe sobre a espécie, que é aproximadamente do tamanho de um gato. Ela é descrita na edição de setembro do jornal Systematics and Biodiversity.



“É uma descoberta empolgante. Contudo, o futuro desta espécie é muito incerto.”



O lago Alaotra é o maior e o mais ameaçado de Madagascar. Sedimentação das encostas, poluição por pesticidas e fertilizantes, queima e transformação agrícola dos juncos deixaram o ecossistema em sérias dificuldades.



“Os pântanos do lago Alaotra estão sendo extremamente ameaçados pela expansão agrícola, queimadas e por plantas e peixes invasivos”, disse Ralainasolo.



A perda do habitat e a introdução de plantas exóticas já levaram uma espécie bem conhecida à extinção: o mergulhão de Alaotra (Tachybaptus rufolavatus), visto pela última vez em 1985. Os cientistas advertem que, caso não se tome nenhuma atitude, a “vontsira de Durrell” pode ter o mesmo destino, tal como outra espécie, o lêmure-gentil-do-lago-Alaotra” (Hapalemur alaotrensis), que habita os leitos de junco do lago.





“Esta espécie é provavelmente o carnívoro com uma das menores abrangências do mundo e uma das mais ameaçadas”, disse Frank Hawkins, da Conservation International. “ As terras alagadas do lago Alaotra estão sob considerável pressão e somente um trabalho urgente de conservação para tornar esta espécie o carro-chefe da conservação irá prevenir sua extinção”.



Exit mobile version