Notícias ambientais

Frio inesperado pode ter matado milhares de peixes na Bolívia, envenenando rios

Apesar dos últimos mese terem sido os mais quentes registrados em alguns lugares do mundo, incluindo 17 países alcançando ou quebrando recordes de altas, temperaturas não têm estado acima da média em todos os lugares. O ar frio da Antártica trouxe baixas temperaturas a algumas partes da América do Sul, incluindo a Bolívia onde milhões de peixes e centenas de jacarés, tartarugas e golfinhos de água doce não resistiram de acordo com o site Nature Communications.




Os estimados seis milhões de peixes mortos envenenaram alguns rios da região, forçando oficiais a encontrar fontes alternativas de água para as populações locais. Eles também impediram pescadores de trabalhar muito, temendo que a população de peixes demore muito a voltar ao normal.




Cientistas não têm certeza se os peixes morreram pela falta de oxigênio devido as altas temperaturas ou se uma combinação de frio e doença resultou neste raro evento. Outro pesquisador contou ao site Nature que as altas taxas de mortalidade podem estar relacionadas com o aumento das queimadas nas fazendas da região, influenciando talvez no aumento da poluição dos rios.




Cientistas dizem que estudos mais profundos são necessários para que as causas exatas da morte dos peixes sejam descobertas.







Citação: 27 Agosto 2010 | Nature | doi:10.1038/news.2010.437.





Exit mobile version