Notícias ambientais

Fotos: as tartarugas mais ameaçadas do mundo

10 das espécies de tartarugas de água doce mais ameaçadas do mundo.


Mais de 40% das espécies tartarugas de água doce do mundo estão ameaçadas de extinção, de acordo com uma nova avaliação da Conservation International.




Tartarugas correm perigo em primeiro lugar devido à caça, mas também pela destruição de seu habitat, e pelo comércio de bichos de estimação, que as colocam no grupo de animais mais ameaçados.



“Sua diminuição em números indica que os ecossistemas de água doce dos quais milhões de pessoas dependem para irrigação, alimentação e hidratação estão sendo prejudicados de uma forma que pessoas e tartarugas irão igualmente sentir”, disse o Dr. Peter Paul van Dijk, diretor do programa de Tartarugas de Água Doce da Conservation International em uma declaração. “Se nós não agirmos agora para proteger os habitats que suportam essas criaturas e reforçar as ações contra o mercado doméstico e internacional que vende esses animais como bichos domésticos ou como comida, teremos chances reais de perdê-los para sempre”.



“Está na hora da comunidade internacional reconhecer que precisamos de uma abordagem holística no manejo dos ecossistemas de água doce”, acrescentou a Dr. Tracy Farrell, chefe da equipe de água doce da Conservation International. “Falha na proteção da fonte, do fluxo e da distribuição de água doce de uma maneira interligada, resultará na perda de benefícios para espécies e pessoas”.



“Já perdemos metade dos nossos pântanos e barramos dois terços de nossos maiores rios. Barragens em um lugar podem gerar consequências dramáticas rio abaixo, e se nós não considerarmos o todo de um sistema estaremos ameaçando não somente importantes populações de animais – como as tartarugas – mas também pessoas que dependem desses canais de água para se alimentarem, para irrigação, hidratação e até transporte”.




Red River Giant Softshell Turtle, (Rafetus swinhoei)


Foto © Asian Turtle Program.




Red-crowned River Turtle (Batagur kachuga)


Foto © CI/ Peter Paul van Dijk




Myanmar River Turtle (Batagur trivittata)


Foto © Brian D. Horne.




Roti Snake-necked Turtle (Chelodina mccordi)


Foto © Anders G.J. Rhodin, M.D.




Southeast Asian Giant Softshell Turtle (Chitra chitra)


Foto © CI/ Peter Paul van Dijk.




Yunnan Box Turtle (Cuora yunnanensis)


Foto © Henk Zwartepoorte.





Central American River Turtle (Dermatemys mawii)


Fotos © Thomas Rainwater.




Bog Turtle (Glyptemys muhlenbergii)


Foto © CI/ Peter Paul van Dijk.




Annam Pond Turtle (Mauremys annamensis)


Foto © CI/ Peter Paul van Dijk.




Coahuila Box Turtle (Terrapene coahuila)


Foto © Jennifer Howeth.


Exit mobile version