Notícias ambientais

Acabar com o desmatemento poderia estimular a agricultura brasileira

Acabar com o desmatamento na Amazônia poderia estimular as riquezas do setor agrícola brasileiro em $ 145 a 306 bilhões de dólares, estima uma nova análise publicada por Avoided Deforestation Partners, um grupo que reivindica uma legislação americana sobre o clima que inclua um papel
forte na conservação das florestas.



A análise, a qual segue nos calcanhares de um relatório que prevê ganhos altos para fazendeiros americanos se houver avanço no sentido de parar gradativamente o desmatamento no exterior até 2030, estima que os atuais agricultores brasileiros poderiam ver por volta de $100 bilhões vindos de preços de commodities mais altos e melhor acesso a mercados. Por enquanto, proprietários de terra da Amazônia brasileira—incluindo criadores de gado e agricultores—poderiam receber de $50 a 202 bilhões em pagamento para reduzir a emissão de carbono para proteção da floresta. A avaliação não conta os ganhos de pagamentos por outros serviços do ecossistema, agrofloresta, or expansão das plantações de dendê em terrar degradadas da região.






“A proteção da floresta tropical pode impulsionar o uso otimizado de terras atualmente produtivas – tais como adoção de gado de raça superior e planos de pastagem melhorados no setor pecuário – enquanto também deixa a carne de gado brasileira mais atraente para os consumidores globais que querem ter certeza de que o produto que eles estão consumindo não está ligado ao desmatamento,” diz a análise, a qual aponta que o relatório anterior considerou o impacto que o fim do desmatamento tropical teria apenas nos Estados Unidos.



“Aquele relatório não era uma análise econômica do impacto causado pela proteção da floresta
tropical nos países tropicais como o Brasil e Indonésia, e não deve ser interpretado como tal,”diz a
nova análise.



“Uma revisão dos dados compilados para este relatório e para outra pesquisa publicada mostra que a agricultura brasileira, e a agricultura de países tropicais no geral, podem se beneficiar significativamente da proteção das florestas tropicais. De fato, é importante notar que ganhos para os Estados Unidos não significam perdas para o Brasil. Ao invés disso, proteger as florestas tropicais beneficiará ambos os países.”



O Brasil está no meio de um plano ambicioso para reduzir o desmatamento em 70 por cento dos níveis de 1996 a 2005 até 2018. O plano, o qual reduziria a emissão de gás-estufa em quase 5 billões de toneladas, requer o levantamento de aproximadamente $20 bilhões de dólares em fundos
para estabelecer e manter áreas protegidas, compensar fazendeiros por florestas poupadas, melhorar a política de governo e fazer cumprir a lei, e construir indústrias sustentáveis na região.








Exit mobile version