Notícias ambientais

Fotos: maior diversidade de gatos do mundo encontrados na floresta ameaçada da Índia

Fotos: maior diversidade de gatos do mundo encontrados na floresta ameaçada da Índia



Através de armadilhas fotográficas ao longo de um período de dois anos, um biólogo da vida selvagem Kashmira Kakati descobriu sete espécies de gatos selvagens que vivem na mesma floresta: as florestas de várzea de Jeypore-Dehing no nordeste indiano no estado de Assam. No entanto, o ecossistema do gato louco é atualmente ameaçado pelo desmatamento, pelas indústrias não- sustentáveis de extração, incluindo petróleo bruto e carvão, e grandes projetos hidrelétricos. Alguns dos gatos também estão ameaçados por caçadores furtivos. Em função desta descoberta, os conservacionistas estão pedindo ao governo indiano proteção para a floresta vulnerável.



Kakati capturou nas armadilhas de cameras de foto (veja as fotos) o gato selvagem Felis chaus), leopardo (Prionailurus bengalensis), gato dourado (Catopuma temminckii), o leopardo nebuloso (Neofelis nebulosa), gato marmorizado (Pardofelis marmorata), o leopardo (Panthera pardus), e o maior gato do mundo, o tigre (Panthera tigris).



Outros ecossistemas apóiam uma diversidade de grandes gatos: tais como cinco espécies documentadas em Bornéo e talvez seis espécies em partes da Amazônia. Mas este é a primeira vez que alguém documentou sete.



O maior predador da Índia, o tigre, fotografado aqui com a armadilha de câmera na floresta de Jeypore-Dehing. Foto por: Kashmira Kakati.

“A importância das descobertas de Kakati não podem ser subestimadas. Para descobrir o que é provável ser o maior número de espécies de gatos selvagens compartilhando uma única área nos dá um mero vislumbre de quais espécies a floresta Jeypore-Dehing abriga. O fato de tal lugar ainda existir irá atrair naturalistas e cientistas desejosos por mais descobertas, mas apenas se as florestas Jeypore-Dehing receberem a proteção que merecem,” diz Jim Sanderson um dos maiores especialistas mundiais em gatos e membro da do Grupo Especialista em Gatos da IUCN.



Apenas dois dos sete gatos da selva não são considerados ameaçados pela Lista Vermelha da IUCN: o gato selvagem e o gato leopardo. O gato dourado e o leopardo são ambos considerados Quase Ameaçados, enquanto que o gato nebuloso e o gato marmorizado são classificados como Vulneráveis. O mais famoso deles, o tigre é classificado como Ameaçado.



Mas não são apenas os gatos que fazem as florestas de Jeypore-Dehing notáveis e especiais. Durante os dois anos, Kataki tirou fotos de uma dúzia adicionais de predadores e no total 45 mamíferos. Esses incluem o cão selvagem asiático ameaçado, o dhole, e o Vulnerável urso do sol da Malásia, bem como seis espécies primatas, veados, porco-espinhos, porcos selvagens, gambás, lontras, mangustos, e um número de roedores.



“As florestas tais como a de Jeypore-Dehing são importantes para a biodiversidade, como as bacias de água, e para a sobrevivência das comunidades locais. A floresta inteira aqui deveria ser protegida como uma única paisagem de conservação, livres de perturbações e conectadas com corredores ecológicos entre as seções disjuntas,” diz Ravi Chellam do Programa de Conservação da Vida Selvagem Sociedade-India.



Sarala Khaling, coordenador regional do Fundo Critical Ecosystem Partnership Fund (CEPF) no Leste do Himalayas, acrescenta que “agora é hora para industrias extrativas operarem dentro e ao redor da área para dar algo em troca pela parceria com as organizações de conservação nas comunidades locais para preservar a incrível biodiversidade da área.”



A pesquisa com a armadilha de câmera de Kakati foi financiada em parte pelo CEPF, cuja iniciativa global é prover financiamento para os hotspots da biodiversidade do mundo. Outros que levantaram fundos para a pesquisa incluiram o Programa Wildlife Conservation Society–India e a Fundação Rufford Small Grants, U.K. O departamento florestal do governo de Assam forneceu um apoio extra.







Um leopard clicado pela armadilha da câmera. Foto de: Kashmira Kakati.







Classificado como Vulnerável, o leopardo nebuloso na floresta de Jeypore-Dehing. Foto de: Kashmira Kakati.







O gato marmorizado é considerado Vulnerável. Foto de: Kashmira Kakati.







O gato dourado é considerado Quase ameaçado. Foto de: Kashmira Kakati.






O gato leopard não está ameaçado. Foto de: Kashmira Kakati.







O gato selvagem não está ameaçado. Foto de: Kashmira Kakati.










Exit mobile version