Notícias ambientais

Com 12 anos de idade e numa missão para salvar o animal mais incomum da África, o okapi, uma entrevisa com Spencer Tait

Com 12 anos de idade e numa missão para salvar o animal mais incomum da África, o okapi, uma entrevisa com Spencer Tait



Qualquer um que diga que uma criança não pode mudar o mundo ainda não conheceu Spencer Tait.



Quando tinha cinco anos, Spencer teve seu primeiro encontro com o esquivo okapi do Congo no Museu Público Milwaukee. Spencer—que agora tem 12 anos de idade—descreve aquele encontro como ‘amor à primeira vista’. Ele explica que enquanto o okapi “se parece com uma mistura entre uma zebra, cavalo, e girafa […] ele está somente relacionado à girafa.”



Morador da densa floresta úmida do Congo, os okapis são tão hábeis em se esconder que a ciência somente descobriu esses grandes mamíferos no inicio do século XX. Hoje, os pesquisadores ainda estão encantados com o okapi: primeiras fotos do animal na selva onde foram capturados há apenas dois anos atrás. Os okapi estão classificados como Quase Ameaçados pela Lista Vermelha da IUCN, e está ameaçado pelo desflorestamento, o comércio da carne exótica, armadilhas e desestabilização devido ao conflito civil. Ninguém realmente sabe quantos okapis sobrevivem na selva, mas estima-se entre 10,000 a 50,000.



Spencer Tait e seu irmão Mason no Zoológico Brookfield em Chicago visitando a exibição do okapi atrás das cenas. Foto cedida por Save the Okapi.

Ver o okapi no museu levou Spencer não apenas a aprender tudo sobre o okapi, mas também a descobrir o que realmente estava amealando a sobrevivencia desse animal, incluindo o longo conflito civil na República Democrática do Congo, onde mora o okapi.



A maioria das crianças—e adultos também—iriam provavemente deixar por isso mesmo, mas não Spencer. Sua paixão pelo okapi o levou a iniciar uma campanha infantil solo para levantar fundos e consciência sobre o okapi. Com a ajuda de seu pai, Bill Tait, Spencer construiu um website www.savetheokapi.com. Em 2008 ele estabeleceu uma meta de educar 1.000 pessoas sobre o okapi. Naquele ano apenas, sua organização foi mencionada em um boletim informativo escolar, numa estação local de radio, e Spencer sozinho apareceu em uma rede local de televisão, Milwaukee TV morning show para falar sobre o okapi. Ano passado sua organização foi destacada no boletim informativo do Zoológico de Brookfield (com uma circulação de 90.000 famílias) e foi apresentado no ‘Kohl’s Cares para o programa Infantil.



Mas Spencer não apenas fez crescer a consciência sobre este raro e belo animal, como também está sendo bem sucedido em levantar fundos. Com seu website, Spencer arrecadou 500 US dólares para a conservação do okapi, o qual ele doou para o zoológico de Brookfield em Chicago. O zoológico nao apenas abriga um numero de okapis, mas coordena o ‘Plano de Sobrevivência de Espécies’, que trabalha para reproduzir okapis em cativeiro e nos esforços de ajuda de conservação na selva.


Este ano, Spencer espera ensinar 10.000 pessoas sobre o okapi; Eu não tenho dúvidas de que ele será bem sucedido!






ENTREVISTA COM SPENCER TAIT



Um okapi do Zoológico de Brookfield chamado de Sauda. Foto cedida por Save the Okapi.

Mongabay: Você pode nos contra sobre o okapi?



Spencer Tait: Sim! O okapi parece uma mistura entre zebra, cavalo, e girafa, mas na verdade ele é apenas relacionado à girafa. Eles foram descobertos cerca de 100 anos atrás e eles vivem somente numa pequena região da África.



Mongabay: Mas o que se tem a dizer sobre esse raro e pouco conhecido animal pelo qual você ficou tão interessado?



Spencer Tait: Eu vi um okapi pela primeira vez em um museu e assim que o vi eu me apaixonei, porque ele é diferente. Eu me interessei em aprender mais sobre as coisas incomuns que nem todos sabem. Eu comecei a fazer algumas pesquisas e quanto mais eu aprendia, mais interessado eu ficava.



Mongabay: Por que você acha que é importante salvar espécies como o okapi?



Spencer Tait: Bem, o okapi não podem salvar a si mesmos, entçao eles precisam de nós, humanos ou então eles serão extintos. A maioria das pessoas nunca ouviram falar sobre um okapi, mas eu quero mudar isso. É importante que mais pessoas aprendam sobre a beleza de um animal, antes que eles se extinguam para sempre.



Mongabay: Como você levantou 500 dólares para a conservação do okapi?



Spencer Tait: Eu construe um website(www.savetheokapi.com) e comecei a aceitar doações para o zoologico Brookfield em Chicago. Nós promovemos o website entre amigos, família, e outros, incluingo Zig Ziglar (a pessoa que originalmente me inspirou a fazer o website). Levou a maior parte do verão de 2008 para arrecadar o dinheiro e nós demos ao zoológico Brookfield um grande cheque assim que alcançamos a marca de $500 dólares.



Mongabay: Você tem uma meta de educar mil pessoas sobre os okapi. Como isso está funcionando?



Spencer Tait: Minha meta para 2008 era educar 1.000 pessoas sobre o okapi e funcionou muito bem. Nós fomos sortudos de aparecer num canal de televisão no Morning Blend (um pequeno programa de TV em Milwaukee). Mas na verdade este ano a meta é alcançar 10.000 pessoas e até agora estamos indo bem.



Mongabay: O que as pessoas —tanto crianças como adultos—podem fazer para ajudar os?



Spencer Tait: Primeiro, elas podem aprender sobre o okapi (você pode visitor meu website para isso). Em segundo lugar, elas deveriam contar às outras pessoas sobre o okapi. Outra coisa que as pessoas podem fazer é aprender mais sobre o conflito no Congo porque todo o conflito está criando a perda de habitat para os okapi. Um bom website para aprender sobre o conflito no Congo é www.raisehopeforcongo.org.



Mongabay: Que conselho você daria à crianças como você que estejam interessadas em conservar espécies ameaçadas, mas não sabem bem como começar?



Spencer Tait: Você tem que fazer exatamente como disse na ultima pergunta que respondi, tem que aprender mais sobre o animal, falar sobre ele, e por ultimo se juntar à uma organização, nem precisa ser sobre o animal em questão, pode ser uma organização ambiental também. Mas essas não são as únicas coisas: você poderia também criar um website como eu, poderia até colocar um cartaz no seu quintal, qualquer coisa que avise outras pessoas sobre o assunto e que elas possam fazer o mesmo que você. Se não estiver funcionando lembre-se disso, siga seu coração, não tenha medo, e se você estabelecer uma meta assegure-se de que seja uma grande meta porque se você estabelecer uma meta pequena você estará visando pouco e é no pouco que você chegará.






Save the Okapi website: www.savetheokapi.com



Para doar para a missão de Spencer: Donation



Para contatar Spencer (ele ama conversar sobre os okapi): Contact








Spencer entregando 500 dólares de doação para a equipe do zoologico Brookfield. Foto cedida por Save the Okapi.







okapis do zoológico Brookfield, Semliki and Sauda. Foto cedida por Save the Okapi.







Spencer e sua família com a doação dos 500 dólares para os okapis. Foto cedida por Save the Okapi.










Exit mobile version