Notícias ambientais

Restam pouco mais de 10.000 hectares de floresta tropical em Java

De 2003 a 2006, Java perdeu aproximadamente 2.500 hectares por ano (10.000 hectares de floresta no total) de acordo com o Ministério do Meio Ambiente. Apesar da taxa de perda ser muito menor em Java do que em outras ilhas da Indonésia (como Bornéu, Sumatra e Sulawesi), Java está particularmente ameaçada por ter pouquíssima floresta sobrevivente. Se a antiga taxa de desflorestamento se repetir de 2007 a 2010, então até o final do ano a organização de conservação Pro Fauna prevê que apenas 10.000 hectares de floresta tropical restará na ilha, deixando um número de espécies únicas e ameaçadas em grande perigo.



Além disso, o secretário de campanha da Pro Fauna, Radius Nursidi, avisa que a taxa real é provavelmente maior do que a refletida nos dados oficiais.



Madeira combustível retirada da selva Javanesa. Foto: Rhett A. Butler.

Java é o lar de inúmeras espécies que não sobreviveriam em outro lugar, incluindo o criticamente em perigo Rinoceronte Javanês, com uma população estimada de 40 a 60 indivíduos; a ameaçada Águia-falcão javanesa; o ameaçado Gibão javanês; o vulnerável langur javanês; os ameaçados Loris-lentos javaneses; e o ameaçado Surili, uma espécie de macaco. A ilha já perdeu uma de suas espécies símbolo para o desflorestamento e a caça: o tigre javanês praticamente desapareceu por completo nos anos 80.



A caça continua abundante em Java, de acordo com a Pro Fauna, mesmo em parques nacionais, como o Parque Florestal R. Soerjo Grand em Pasuruan e o Parque Nacional Merubetiri em Banyuwangi. Extração de madeira ilegal também é um problema nessas áreas de conservação. Atualmente, não existem postos de segurança nas saídas destes parques, permitindo que caçadores escapem facilmente com suas vítimas.



“O Governo da Indonésia deve tomar ações práticas e políticas para salvar as florestas e a vida selvagem remanescentes na Ilha de Java. As autoridades devem estabelecer postos de segurança nos pontos de saída das áreas de conservação da natureza” disse Nursidi em uma nota para a imprensa.



A Indonésia tem uma das taxas de desflorestamento mais altas do mundo. Por causa disso, ocupa também o terceiro lugar em termos de emissão de gases estufa, depois da China e dos EUA. Grande parte do desflorestamento se deve às plantações de palmeiras de óleo, assim como papel e outros produtos derivados da madeira em alguma áreas.







Langur Javanês no Zoológico Twycross, em Warwichshire, Reino Unido. Foto: Julie Langford.










Exit mobile version