Notícias ambientais

Empresas divulgam o risco do desmatamento em suas cadeias de fornecimento



Uma iniciativa que alega erradicar o desmatamento aumentando a transparência das cadeias globais de fornecimento divulgou os resultados de sua primeira pesquisa na Quarta-feira, descobrindo que a maioria das empresas não estava olhando previamente para a questão. Das 217 empresas contatadas pelo projeto de erradicação Forest Footprint Disclosure, apenas 35 responderam com divulgação completa de informações, incluindo a British Airways, BMW, Travis Perkins, L’Oréal, Weyerhaeuser, Kingfisher, Adidas, Nike, Mondi Marks & Spencer, Sainsbury’s, e Unilever.



“De forma reveladora, algumas empresas que estão comunicando a política e mensagens ‘ambientalmente amigas’ em seu mix de marketing, não erradicaram seus impactos sobre as florestas,” Tracey Campbell, Diretor da FFD, disse. “Enquanto acreditamos que criar uma cadeia robusta e sustentável de fornecimento com total rastreabilidade é um desafio para os negócios, aqueles que têm divulgado mostram que sua gestão com visão de futuro é gerenciar riscos da cadeia de abastecimento para os seus negócios em longo prazo e gerenciar a questão de mudança climática inteligentemente.”



A falta de informações foi citada como razão pela qual as empresas não responderam. Campbell disse que um número de empresas que não respondentes 2009 disseram que prentendem participar da pesquisa em 2010.



Plantação de palmeira de óleo e floresta desmatada em Bórneo. A indústria de palmeira de oleo lançou a Mesa Redonda sobre Palmeira de Óleo Sustentável (RSPO) para elaborar normas de certificação para uma produção “mais verde” de palmeira de óleo. As indústrias de gado, madeira, e soja tem iniciativas similares.

“Esse é um inicio bem promissor em nosso primeiro ano”, disse Campbell. “Temos aumentado o perfil das conexões entre o desmatamento e os commodities, informando a comunidade de negócios sobre a questão, e nós planejamos construir sobre esse engajamento inicial nos anos futuros.”



O projeto FFD pede às empresas para “divulgarem como suas operações e cadeias de fornecimento estão impactando as florestas ao redor do mundo, e o que está sendo feito para gerenciar esses impactos de forma responsável.”



As informações divulgadas serão relatadas em uma base anual, capacitando os investidores a identificar possíveis riscos relacionados á “pegada na floresta.” A divulgação também fornecerá aos consumidores informações para mantê-los melhor informados sobre as decisões sobre os produtos que eles adquirem.



A participação no projeto é livre, mas as empresas devem cobrir os custos de prover informações da cadeia de abastecimento. O esquema é baseado no modelo do Projeto Carbon Disclosure que pede ás empresas para detalhar as emissões de carbono através de suas cadeias de abastecimento.



A iniciativa surge em meio a crescentes preocupações sobre o desmatamento, que é uma grande fonte de emissões de gases de efeito estufa em relação a todos os aviões, trens, navios, carros e caminhões do mundo todos juntos. Enquanto a rede de perda florestal tem permanecido relativamente constante nos últimos vinte anos, tem havido duas mudanças significantes desde o fim dos anos 80: florestas de antigo crescimento têm sido substituídas por plantações e têm sido degradadas, florestas derrubadas; e desmatamento florestal está aumentando cada vez mais conduzido pela indústria ao invés das atividades de subsistência. Um estudo divulgado Domingo mostrou que a urbanização e o comercio internacional são agora maiores condutores do desmatamento do que a pobreza. A implicação desta mudança é que os consumidores—através de suas decisões de compra—tem mais poder do que nunca sobre o destino das florestas. Se os consumidores mostram preferência por produtos de fontes responsáveis, irá enviar um sinal para as empresas estabelecerem cadeias de abastecimento credíveis e transparentes. Mas para tomar decisões inteligentes, os consumidores precisam estar informados. A FFD é um primeiro passo em direção a colocar este tipo de informação nas mãos deles.



“Os consumidores estão cada vez mais conscientes desta questão de desmatamento e estão favorecendo as marcas e empresas que podem demonstrar uma clara conexão com bens de fontes sustentáveis. Os investidores irão querer saber quais companhias estão enfrentando os desafios”

Exit mobile version