Notícias ambientais

Bill Gates: proibição do carvão e investir em tecnologia de energia limpa



O planeta precisa dos “milagres de energia” para superar os duplos desafios de atender a demanda por energia e identificar a mudança climática, disse o fundador da Microsoft, Bill Gates durante um discurso na Sexta-feira na Conferência TED em Long Beach, Califórnia.



“O que teremos que fazer em escala global é criar um novo sistema,” disse Gates. “Então precisamos de milagres de energia.”



Poucas semanas depois de sua fundação prometer $10 bilhões para pesquisa e distribuição de vacinas, Gates disse que achar fontes de energia limpa e barata deveria ser uma maior prioridade do que criar novas vacinas e melhorar as técnicas agrícolas.



Gates disse que o mundo precisa reduzir as emissões de carbono a zero até 2050 e sugeriu que os pesquisadores gastem os próximos 20 anos desenvolvendo novas tecnologias e os 20 anos seguintes implementando-as. Eles disse que o carvão e o gás natural deveriam ser extintos até o ano de 2050 e dada preferência a captura de carbono e tecnologias de estocagem e fotovoltaica solar e eólica e solar termal e energia nuclear. De acordo com a CNN, Gates se concentrou no reprocessamento de desperdício de reatores dentro da energia limpa.



“Uma molécula de urânio tem um milhão de vezes mais energia do que uma molécula de carvão,” ele observou. “Em termos de combustível, [barras gastas de combustível de urânio] realmente soluciona o problema.”



Gates estimou que as barras gastas de urânio nos Estados Unidos poderia fornecer energia para o país por até 100 anos. Ele ainda acrescentou que filtrar o urânio da água do mar poderia ser uma grande fonte de energia.

Exit mobile version