Notícias ambientais

Em tempos de crise da caça ilegal, chifre de rinoceronte vale mais que ouro.



A caça ilegal de Rinocerontes tem crescido nos últimos 15 anos, e o aumento de preço no mercado negro de chifre de rinoceronte é o motivo provável. Pela primeira vez em uma década o chifre vale mais que ouro: um quilo vale aproximadamente 60 mil dólares enquanto um quilo de ouro vale pouco mais de 40 mil dólares.



Oitenta e quatro rinocerontes foram mortos por caçadores na África do Sul somente neste ano, enquanto o Zimbábue recentemente anunciou ter perdido 300 rinocerontes em apenas 3 anos, um quarto da população de rinocerontes do país. A caça também ocorre na Índia e no Nepal, onde as populações de rinocerontes são muito menores que a da África.



“O aumento na demanda por chifre de rinoceronte, junto com uma fraca fiscalização, um baixo número de condenações de caçadores, dos quais chegam a ser presos, e aumento nas ousadas tentativas dos caçadores e ladrões para conseguir os chifres têm se mostrado mais do que os rinocerontes podem suportar e algumas populações estão seriamente diminuindo”, Steven Broad, Diretor Executivo da TRAFFIC, disse em Julho quando a crise da caça ficou evidente.



O chifre de rinoceronte tem sido usado em remédios asiáticos tradicionais por centenas de anos, mas estudos científicos não encontraram provas da eficiência medicinal do chifre.



Das cinco espécies de rinocerontes que restam no mundo, três estão consideradas em Perigo Crítico, a categoria mais temida da Lista Vermelha da IUCN, que incluem o Javanês, o da Sumatra, e o Rinoceronte Preto. O Rinoceronte Branco é considerado pouco ameaçado e o Rinoceronte Indiano, vulnerável.



Em 2006, anunciaram a provável extinção do rinoceronte preto do oeste africano. Uma pesquisa descobriu que a sub-espécie de rinocerontes pretos tinha desaparecido de sua grande área de abrangência no Nordeste de Camarões, vítima dos caçadores de chifre.

Exit mobile version