Notícias ambientais

Satélites estão sendo usados para rastrear extração de Madeira ilegal, tráficos de rosewood em Madagascar



Analistas da Europa e Estados Unidos estão usando imagem de satélites de alta resolução para identificar e rastrear o transporte de madeira ilegal extraída dos parques florestais em Madagascar. As imagens poderiam ser usadas para ajudar a processar os envolvidos no tráfico e colocar pressão nas companhias que usam a rosewood proveniente de Madagascar.



A extração ilegal das preciosas madeiras dos parques nacionais de Madagascar explodiu logo após o golpe militar no último mês de Março. O golpe — que substituiu o cada vez mais autocrático, mas democraticamente eleito presidente, Marc Ravalomanana — provocou no colapso do governo, que foi agravado quando os países doadores retiraram a ajuda financeira. Sem financiamento, e sob pressão das associações criminosas operando primeiramente na parte nordeste do país, os guardas florestais abandonaram seus postos e os madeireiros adentraram os parques, extraindo centenas de milhares de dólares de rosewood e ébano de dezenas e milhares de hectares das áreas protegidas. Tipicamente as madeiras eram transportadas das áreas florestais para os portos, onde elas eram carregadas para dentro dos navios. A maior parte da carga era transportada por cargueiros estrangeiros para Reunion e Mauricius antes de ir para China. Mas como a extração e o tráfico de rosewood é ilegal grande parte da carga era escondida em pátios e enterradas nas praias.



O Missouri Botanical Garden assumiu a liderança no trabalho de identificar a crise madeireira em Madagascar.

No mês passado a “autoridade de transição”, o líder Andry Rajoelina autorizou a exportação da rosewood, inaugurando um novo frenesi nas atividades. As testemunhas têm relatado a presença de “mais de 1.000” madeireiras no Parque Nacional de Masoala e no Parque Natural de Makira, as reservas famosas por suas biodiversidades, e “longa fila de caminhões” carregados de rosewood indo para Vohemar, um grande porto da região. Há indicações de que centenas de contêineres de rosewood serão em breve levados do porto de Vohemar para Tamatave, o maior porto do país, para exportação. Os grandes estoques de rosewood estão sendo desenterrados e preparados para a embarcação.







Os carregamentos de Madeira estao sendo monitorados por satélite. Essas são imagens de satélite GeoEye de 02 de Dezembro de Antalaha que identifica diversos depósitos de madeira. Os quatro closes com um raio de 100m mostram as pilhas de madeira rosewood. Peter Raven, Pete Lowry, e outros do Missouri Botanical Garden têm trabalhado com Clinton Jenkins da Universidade de Maryland para preparer e analisar as imagens do satélite GeoEye-1. O Missouri Botanical Garden é uma das únicas Ongs do Oeste trabalhando para identificar a crise da Madeira em Madagascar.




Mas enquanto os comerciantes podem ser capazes de burlar a detecção local escondendo seu contrabando ou através do suborno, os estoques de Madeira e os caminhões e barcos carregados delas são claramente visíveis para o resto do mundo via imagem de satélite de alta resolução regularmente atualizada. As organizações e agencias internacionais de reforço da lei são, portanto capazes de monitorar a estocagem e movimento da Madeira ilegal. Além disso, novas técnicas tornam possível determinar a origem da Madeira através da composição química delas, dando ás autoridades poderosas capacidades de investigação ao trabalhar com o reforço da lei do comércio como o Ato Lacey nos Estados Unidos e o FLEGT na Europa. Essas regulações colocam o ônus da responsabilidade sobre as companhias de importação, mantendo-as atadas ás leis ambientais dos países produtores, mesmo quando aqueles países não desejam ou não são capazes de reforçar suas leis.







Peter Raven, Pete Lowry, e outros do Missouri Botanical Garden têm trabalhado com Clinton Jenkins da Universidade de Maryland para preparer e analisar as imagens do satélite GeoEye-1. O Missouri Botanical Garden é uma das únicas Ongs do Oeste trabalhando para identificar a crise da Madeira em Madagascar.
.



No caso da rosewood de Madagascar, tem havido uma ação de reforço de acordo com o Ato Lacey: em Novembro, os agentes federais dos Estados Unidos invadiram a fábrica de Guitarra Gibson Guitar no Tennessee devido á preocupações de que essa empresa estaria usando madeira ilegal de Madagascar. Ao menos um grande comerciante da Malásia, Jeannot Ranjanoro, poderia estar diretamente sob risco desde que ele começou a fazer negócios com Flavour Handling LLC, uma corporação sediada em Delaware. Como uma empresa Americana, se a Flavour Handling aparece envolvida no tráfico da Madeira que viola as leis ambientais de Madagascar, ela seria potencialmente exposta e propensa á ser processada sob o Ato Lacey. Imagem de Satélite e assinaturas químicas da Madeira poderiam servir como evidência.








Thanks to the Missouri Botanical Garden e Clinton Jenkins (Univ. de Maryland) para a preparação de imagens do satélite GeoEye-1









Artigos Relacionados



Líderes do golpe vendem as florestas de Madagascar, gente

(01/27/2010) Madagascar é famoso por sua riqueza biológica. Localizado ao lado da costa oriental do sul da África e ligeiramente maior que a Califórnia, a ilha tem uma coleção eclética de plantas e animais, mais de 80 por cento dos quais não são encontrados em nenhum outro lugar do mundo. Mas a riqueza biológica de Madagascar tem estado sob grande ameaça por quase um ano desde o golpe político que perseguiu o presidente forçando-o a se exilar; um colapso em seu serviço público, incluindo o sistema de administração do parque; e a evaporação dos fundos de doação que proviam metade da receita anual do país. Na ausência de governança, as gangues organizadas saquearam os tesouros biológicos da ilha, incluindo suas madeiras preciosas e os lêmures ameaçados nas florestas, e afugentaram assim os turistas que proviam um incentivo econômico importante para a conservação. Agora, conforme os líderes do golpe assumem o papel ativo o que significa financiar as próximas eleições onde eles esperam legitimizar seu poder, a questão é se o sistema de conservação de Madagascar que era altamente eficiente poderá ser restaurado e mantido.



Exit mobile version