Notícias ambientais

Parceiros Google com as tribos Amazônicas



A história das tribos indígenas Amazônicas que adotaram a tecnologia em sua luta para proteger suas terras e culturas aparece agora destacada como uma camada no Google Earth.


Vídeos, imagens, mapas e informações sobre o Surui, uma tribo que ganhou atenção internacional por sua batalha contra os madeireiros e sua parceria com o Google Inc., está disponível via Google Earth.


Primeiramente exposto ao mundo externo em 1969 — um evento que quase resultou na extinção deles devido á doenças que foram introduzidas — os Surui hoje trabalham com o Google e outros parceiros para mapear e monitorar seus territórios usando tecnologia de ponta. O uso da tecnologia tem ajudado a tribo Surui a proteger suas terras, e também tem inesperadamente fortalecido os laços culturais entre os membros jovens e mais velhos da tribo.


“Os membros mais velhos dos Surui provêem conhecimento tradicional, enquanto a geração mais jovem usa a tecnologia,” disse Vasco van Roosmalen, diretor da Equipe de Conservação da Amazônia no Brasil, uma ONG que trabalha bem de perto com os Surui.



O arquivo KMZ do Google Earth para os Suri está disponível em Troca de arco e flechas por Laptops.








Exit mobile version