Notícias ambientais

Líderes do golpe vendem as florestas de Madagascar



Madagascar é renomada por suas riquezas biológicas. Localizada na costa leste do sul da África e ligeiramente maior que a Califórnia, a ilha tem uma eclética coleção de plantas e animais, mais de 80 por cento das quais não são encontradas em nenhum outro lugar do mundo.



Madagascar é abrigo para tais esquisitices evolucionárias como a fossa, um mamífero carnívoro que tem a aparência entre um puma e um cachorro mas é parente próximo do mongoose; o indri, um lêmure do tamanho de um gato cujo canto de caça lembra o da baleia jubarte, a sifaka, um lêmure que rudemente “xinga” mas se locomove em campo aberto como uma bailarina; brilhantemente coloridos camaleões e lagartixas; e geckos com cauda em forma de folhas, que é quase impossível distinguir das cascas e musgos. Tem árvores baobá que parecem ter sido plantadas de cabeça para baixo; o rosy periwinkle, uma flor delicada usada na cura pediátrica de leucemia e doença de Hodgkin; e um deserto inteiro de ecossistema consistindo apenas de plantas espinhosas, nenhuma das quais são cactos. De acordo com isso, os cientistas fizeram da ilha—apelidada de O Oitavo Continente—uma prioridade da conservação.







Lemure Indri e Sifakas Coquerel em Madagascar. Fotos por Rhett A. Butler

Mas a riqueza biológica de Madagascar tem estado seriamente ameaçada por quase um ano a seqüência de uma crise política que teve seu presidente forçado a se exilar sob mira de arma de fogo; um colapso em seu serviço civil, incluindo seu sistema de administração do parque; e a evaporação dos financiamentos dos doadores que proviam metade da renda anual do governo. Na ausência de governança, gangues organizadas saquearam os tesouros biológicos da ilha, incluindo madeiras preciosas e lêmures ameaçadas de extinção das florestas protegidas, além de afastarem dessa maneira os turistas, que provêem um importante incentivo econômico para a conservação. Agora, conforme os lideres do golpe tomam parte no papel ativo nos bens roubados como meio de financiar as eleições que eles esperam que legitime sua tomada de poder, a questão é se o outrora bem renomado sistema de conservação de Madagascar pode ser restaurado e mantido.