Notícias ambientais

Fotos: Novas rãs tropicais sofrem notável transformação



A natureza nunca pára de nos surpeender. Explorando o Sudeste da Ilha de Papua Nova Guiné, pesquisadores descobriram uma nova espécie de rã que drasticamente muda sua aparência da juventude para a fase adulta, uma transformação que jamais fora vista antes em outra rã.



A nova especial, chamada de Oreophryne ezra, é de um preto brilhante com pontos amarelos. Contudo, quando ela atinge o amadurecimento, ganha coloração rosa e até mesmo os olhos mudam da cor preta para a azul (fotos abaixo).



“Nenhuma característica como essa é conhecida em rãs,” Dr. Fred Kraus, herptologista e uma das pessoas que descobriram a rã juntamente com o Museu Bishop no Havaí, contou a BBC.



A descoberta, publicada em Copeia, levou Kraus e o co-autor Allen Allison também do Museu Bishop, a especularem que em seu estado juvenil, a rã pode estar advertindo sobre seu veneno, já que se assemelha muito com uma rã venenosa. Contudo, o porquê da rã mudar de aparência tão drasticamente ao alcançar a fase adulta, é no mínimo intrigante. Os pesquisadores ainda têm que testar a nova espécie para ver se ela é de fato venenosa ou não.



A espécie, endêmica na Ilha Sudeste, não esta livre de potenciais ameaças.



“A nova espécie é restrita a uma porção relativamente pequena da floresta de nuvem que fica no mais alto pico da Ilha Sudest,” escreveram os pesquisadores. “A mudança climática pode impor uma ameaça á nova espécie se mudar o regime das chuvas ou temperaturas, o que resultaria na perda desta floresta.”






Citação: Fred Kraus, Allen Allison. Uma Notável Mudança Ontogenética no Padrão de Cor em uma Nova espécie de Oreophryne (Anura: Microhylidae) de Papua New Guinea. Copeia, Volume 2009, Issue 4 (Dezembro 2009).







Juvenile Oreophryne ezra. Foto por: Fred Kraus.







Adulto Oreophryne ezra. Foto por: Fred Kraus.










Exit mobile version