Notícias ambientais

Fotos: Blobfish gelatinoso em perigo



Uma espécie apelidada de “o peixe mais feio do mundo” está em risco de extinção devido ás práticas de pesca, relata o The Daily Telegraph.



O Blobfish (Psychrolutes marcidus), um peixe gelatinoso que vive em profundidades de até 800 metros, onde se alimenta de material orgânico á deriva, está sendo acidentalmente capturado pelos arrastões que são feitos no fundo do mar a procura de caranguejos e lagostas no sudeste da Austrália, de acordo com Callum Roberts, um cientista marinho e a Universidade de York.









Photos ©CATERS/Kerryn Parkison/Norfanz

“As práticas de arrastão no fundo do mar na Austrália e Nova Zelandia sao as mais ativas do mundo então se você é um blobfish então este não é um bom lugar para se estar,” disse ela ao The Daily Telegraph. “Os Blobfish são muito vulneráveis a serem arrastados nessas redes e pelo que sabemos este peixe só existe nessas águas.”



Pouco se sabe sobre essa espécie, que pode alcançar um comprimento de 30 cm (12 inches) e é conhecido como não comestível.



Roberts, que é o autor de “The Unnatural History of the Sea”, disse que seu aparente esgotamento demonstra a capacidade destrutiva desse modo de pesca de arrastão do fundo do mar.



“Uma grande quantidade de peixes que vivem no fundo do mar estão ameaçados pela pesca de arrastão de fundo que é uma das mais destrutivas formas de pesca,” disse ele.



Os peixes das profundezas do mar tendem a viver mais dos que os peixes da superfície: algumas espécies como o the warty oreo (Allocyttus verrucosus) e o peixe laranja olho de vidro (Hoplostethus atlanticus), podem viver mais de 130 anos. Suas baixas taxas de reprodução, lento crescimento e maturidade vagarosa significam que eles são especialmente vulneráveis á pesca predatória. Grupos de Conservação tem recentemente advertido que um numero desses peixes de profundidade estão a ponto de colapso.







Exit mobile version