Notícias ambientais

Paraíso tropical ilha desabitada REDD procura de financiamento para salvá-lo de madeireiros.



Tetepare pode ser um dos últimos paraísos tropicais na terra. Headhunting é uma misteriosa doença que matou os habitantes originais da ilha a mais de duzentos anos atrás, fazendo hoje da ilha Tetepare a maior ilha desabitada do Pacífico tropical. A ilha de 120 quilômetros quadrados (46 quilômetros quadrados), esta sem ser utilizada desde de muito tempo pela indústria ou agricultura, atualmente, está ameaçada pelo interesse da exploração madeireira. No entanto, a ilha não esta fora de ser salva: em 2002 os descendentes dos habitantes originais da Tetepare formaram a associação dos Descendentes de tetepare (TDA) para preservar a ilha. Recentemente, eles se uniram com o Governo das Ilhas Salomão e as comunidades de conservação das Ilhas Salomão e esta parceria é para desenvolver o financiamento através do programa da Redução das Emissões do Desmatamento e Degradação (REDD) um mecanismo que vai pagar aos países tropicais para manterem suas florestas preservadas.



“Desde 1998, a nossa ilha está sob pressão extrema de interesses estrangeiros”, diz Allan Bero, Coordenador do Programa de TDA e descendente dos moradores da ilha Tetepare. “Formamos a nossa associação, mais de 3.000 membros latifundiários, TDA, para combater essa pressão e ela está funcionando. Estamos preservando nossa terra e cultura, melhorando a qualidade de vida das nossas famílias”.



Um contrato de conservação juridicamente vinculativo, que obriga à proteção das florestas de Tetepare, defende a constituição TDA.



“A autorização de comunidades [TDA] viram os benefícios de manter seu patrimônio intacto, também sabiam que isso iria proporcionar as oportunidades para o futuro”, explicou Bero. “E agora, se é que podemos acessar os mercados de REDD, os descendentes de Tetepare vão perceber o benefício do nosso compromisso em conservar a nossa pátria.”



Moradores acreditam que se Tetepare conseguirem financiamento REDD, este poderia fornecer um modelo para proteger outras florestas ameaçadas, entre as ilhas. Trabalhando com o Governo das Ilhas Salomão, o projeto vai permitir que funcionários do governo e membros de TDA a receberem formação em matéria de avaliação de carbono florestal e capacitação para futuros projetos na região.



“Como uma nação insular, acreditamos que um projeto de REDD para Tetepare é a nossa esperança de uma resposta global para a crise climática e podem afetar a vida da população local, cujas terras tradicionais proporcionam uma grande esperança para o futuro de todos os povos”, acrescenta Tetepare descendente e Ministro da Meio Ambiente, Conservação e Meteorologia Gordon Darcy Lilo.



Tetepare é o lar de um número de espécies notáveis, incluindo aves, como o maçarico de pedra da praia, cuco crista-pomba, Kolombangara monarca, a endemia Tetepare White-eye, e Águia de Sanford mar classificada como vulnerável pela Lista Vermelha da IUCN. Os répteis incluem o crocodilo de água salgada, réptil Ilhas Salomão, o monitor de mangue. Embora seja o lar de porcos selvagens que são caçados de tempos em tempos, por pessoas das ilhas vizinhas, a maioria dos mamíferos na ilha são espécies de morcegos e cuscus.



Até à data, os pesquisadores documentaram um total de 73 espécies de aves, 24 répteis, quatro anfíbios e 13 espécies de mamíferos.



Os sistemas de recifes em torno Tetepare suporta alguns dos mais ricos sistemas em vida marinha do mundo. Três espécies de tartarugas marinhas em perigo altamente utilizam as praias intocadas para colocar seus ovos: a tartaruga verde, a de pente, e maior do mundo, a tartaruga de couro. Dugong, considerados vulneráveis ao nadarem ao longo das margens.

Exit mobile version