Notícias ambientais

Indonésia planeja vender tigres ameaçados como bichos de estimação



A Indonésia tem um novo plano para salvar o Tigre da Sumatra, criticamente ameaçado, reportou a AFP: vender tigres nascidos em cativeiros como bichos de estimação. O preço proposto é de US$ 100 mil por um casal de tigres da Sumatra com o dinheiro sendo direcionado para esforços de conservação, apesar de não estar claro quem gerenciaria estes fundos.



“Não estamos vendendo ou alugando os tigres. Apenas estamos autorizando as pessoas a cuidá-los”, disse Darori, o chefe de conservação do ministério de Florestas, à AFP. “Estas pessoas terão que seguir determinadas condições. Os tigres ainda pertencerão ao governo”.



Os oficiais exigirão que os ‘proprietários’ tenham ao menos 60 metros quadrados para os animais. Oficiais do governo monitorariam a saúde dos animais e puniriam os proprietários por maus tratos. A AFP reportou que a idéia foi levantada primeiramente por empresários ricos com o desejo de ter um tigre pelo prestígio que isto os traria.



Tigre da Sumatra. Photo por Rhett A. Butler.

Entretanto, ambientalistas estão céticos. Eles dizem que ao invés de vender os tigres como bichos de estimação, o governo deveria focar em conservar o declinante habitat destes animais. Desmatamentos para madeira e plantações de palma têm devastado o habitat dos tigres na ilha. Além disso, conservacionistas alertam que a venda dos tigres em cativeiro para indivíduos, provavelmente apenas incentivará o mercado negro de partes do animal, que tem devastado as populações remanescentes.



Os tigres são os maiores felinos do mundo e também os mais perigosos. Mesmo como bichos de estimação eles são extremamente imprevisíveis, sendo que mesmo os treinados há muito tempo ainda atacam. Trabalhar com tigres por anos não evitou que Roy Horn, do espetáculo de mágica Siegfried and Roy, quase fosse morto por um em cena.



O Tigre da Sumatra, uma subespécie do Tigre, é classificado como criticamente ameaçado pela Lista Vermelha da IUCN. Tigres da Sumatra selvagens tem atacado e matado várias pessoas nos últimos anos com o aumento do desmatamento na Indonésia trazendo os felinos restantes, estimados em 200 animais, cada vez mais para perto dos indonesianos.

Exit mobile version