Notícias ambientais

Brasil intensifica os esforços para salvar o cerrado



O Brasil vai tentar reduzir o desmatamento do cerrado, um ecossistema diverso que vai de campos a vegetação florestal dependendo da sua localização, e que está sendo destruído duas vezes mais rápido que a floresta amazônica, segundo o ministro do Meio Ambiente do país Carlos Minc.



A nova política foi delineada em uma cúpula em Brasília em setembro, Minc disse que o governo vai aumentar a vigilância, criar novas áreas protegidas, e lançar projetos de desenvolvimento sustentável na região, que antes cobria uma área equivalente à metade da Europa, mas está sendo rapidamente transformada em terras agrícolas para atender a demanda por soja, cana e gado.



“Vamos fazer uma lista dos municípios que mais desmatam e fazer políticas específicas para os distritos que destruírem 50 por cento (de suas áreas de terra) no cerrado, como temos feito na Amazônia”, disse Minc. “E vamos lançar grandes operações de combate à criminalidade”.


Ele observou que 120.000 quilômetros quadrados (46.000 milhas quadradas) de cerrado foram devastados nos últimos seis anos. Embora a conservação do cerrado é muitas vezes esquecida pelos ambientalistas e autoridades, devido à falta de percepção de valor biológico, em relação à Amazônia, o ecossistema é o lar de mais de 10.000 espécies de plantas, das quais 4.400 são endêmicas; 935 espécies de aves, e quase 300 espécies de mamíferos. Além disso, pesquisas recentes indicam que o ecossistema oferece recursos importantes as bacias hidrográficas – servem as nascentes de muitos rios – e desempenham um papel importante no ciclo do carbono.



Para Ricardo Machado, autor de um estudo de 2007, Conservation International do Cerrado, estimou-se que a área de cerrado originalmente de 204 milhões de hectares de extensão caiu de cerca de 73 por cento em 1985 para cerca de 43 por cento em 2004, um declínio anual de cerca de 1,1 por cento. Em comparação, a floresta tropical da Amazônia brasileira tem diminuído por menos de 0,5 por cento ao ano na última década.



“O Cerrado esteve praticamente intacto até os anos 60, quando a maioria da atividade econômica relevante foi a criação de gado”, disse Machado a mongabay.com. “Durante os anos 70, quando novas tecnologias e novas variedades de plantas (milho, soja, arroz, trigo, eucalipto e pastos para gado), foram introduzidas no Cerrado, este tornou-se uma região importante para o agronegócio brasileiro. Desta forma mais e mais áreas nativas foram desmatadas para serem convertidas para pastagens plantadas (na grande maioria com uso de gramíneas africanas) ou para colheitas de grãos. A vegetação natural foi removida e convertida em carvão vegetal a ser utilizado pela indústria siderúrgica”.



Mato Grosso

Menos de 10 por cento do cerrado está atualmente sob qualquer forma de proteção no Brasil, uma proporção substancialmente menor do que na floresta amazônica. As emissões provenientes da destruição do cerrado no Brasil são iguais às emissões provenientes de desmatamento na Amazônia, os danos ao Brasil são resultados de uma vasta pastagem de cerrado responsáveis pelas emissões de gases de efeito estufa equivalentes aos produzidos pela destruição da floresta amazônica, disse Carlos Minc, o ministro do Meio Ambiente do país.



Falando no Dia Nacional do Cerrado em 11 de setembro, Minc disse que 21.000 quilômetros quadrados de cerrado foram destruídos por ano entre 2002 e 2008, o dobro da taxa da floresta amazônica. Quase metade do Cerrado foi convertida para fazendas de gado e fazendas de soja mecanizada. Muitos desses imóveis não estão em conformidade com o código florestal do Brasil, que obriga os proprietários a manter uma parte de suas terras florestadas.



Minc disse que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que em breve irá alargar o seu sistema de sensoriamento remoto para o cerrado. Sistema brasileiro para monitorar o desmatamento na Amazônia está entre as mais avançadas do mundo.



Minc também disse que o Brasil vai aumentar o número de áreas protegidas no Cerrado. Atualmente cerca de 7,5 por cento do cerrado está sob alguma forma de proteção.



Um estudo recente mostrou que as espécies encontradas no ecossistema do cerrado que vão de gramíneas, a uma zona de transição de floresta – enfrentam o maior risco de extinção do que plantas da Amazônia, devido à previsão de perda de habitat. Com o habitat de cerrado em declínio em mais de 3 por cento anualmente, espécies do cerrado sofrem duas vezes mais o risco de extinção do que de espécies não-cerrado.

Exit mobile version