Notícias ambientais

Jornal científico denuncia a destruição das florestas boreais nos países ricos



É muito comum ler sobre a destruição das florestas tropicais nos países em desenvolvimento, mas as florestas tropicias em alguns dos países mais ricos do mundo também estão diminuindo. E rápido.



Um artigo publicado no jornal científico Trends in Ecology and Evolution diz que os grandes responsáveis pela destruição acelerada das florestas boreais são a mineração, a indústria madeireira e as queimadas propositais.



Um time de pesquisadores liderado por Corey Bradshaw analizou a situação das florestas boreais no Alasca, Canadá, Escandinávia e Rússia e descobriu que menos de 10% da área total é protegida e que mais de 60% se encontra fragmentada ou degradada. A florestas russas estão em pior estado “e sofreram os piores declínios nos últimos anos, se comparadas às florestas boreais dos outros países”, escreve Bradshaw so seu blog, entitulado Conservation Bytes. Bradshaw também afirma que a Rússia perdeu pelo menos 22 milhões de hectares de florestas para queimadas nos anos de 2002 e 2003. Outro fator importante na destruição das florestas é a proliferação d euma espécie de besouro encontrada nessas regiões. A super população de besouros é causada pelas mudanças climáticas e mais de 13 milhões de hectares de florestas no oeste do Canadá já foram afetadas pela praga.



A redução do tamanho das florestas já apresenta seus impactos negativos. 94% das 348 espécies típicas das áreas boreais estão na lista vermelha de espécies em risco de extinção da União Internacional para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN ou International Union for Conservation of Nature em inglês). Além disso, as florestas boreais contém 550 giga toneladas de carbono (30% do carbono terrestre), e as queimadas estão liberando tudo isso na atmosfera.



Segundo os pesquisadores as queimadas são o maior perigo enfrentado pelas florestas boreais e se não for controlado pode causar a total destruição desse ecossistema.








Exit mobile version