Notícias ambientais

O Brasil planeja reduzir o desflorestamento da Amazonia a zero até 2015



O Brasil planeja reduzir o desflorestamento da Amazonia a zero até 2015

O Brasil planeja reduzir o desflorestamento da Amazonia a zero até 2015

mongabay.com
Traduzido por Marcela V.M. Mendes
24 de Dezembro, 2008





O Brasil diz que vai reduzir a rede de desflorestamento para chegar a zero de desflorestamento até 2015 de acordo com um plano que será liberado pelo governo na próxima semana.



“É um plano ousado, com alvos voluntarios e sectoriais que juntos representam a redução de centenas de milhares de toneladas de dióxido de carbono por ano, seja reduzindo desperdicios, seja melhorando a eficiência energética ou a redução progressiva do desflorestamento e plantando florestas nativas e comerciais,” disse o Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.



O plano irá aparentemente se basear no reflorestamento e nas reduções do desflorestamento, apesar de não estar clara a extensão na qual as plantações industriais ajudarao a atingir essa meta. O governo está pesando uma proposta que permite que os proprietarios de terra incluam plantações de óleo de palma como parte de suas reservas florestais legais. A legislação brasileira exige que os proprietários de terra na amazonia brasileira mantenham 80 por cento da cobertura florestal de suas terras e a mudança poderia permitir que fazendeiros e agricultores legalmente convertam até 30 por cento de suas terras para plantações de oleaginosas. Uma ênfase nas plantações do plano seria significante no que elas são deficientes em termos de biodiversidade e estoque de carbono relativa a florestas naturais.


O Brasil diz que o plano ajudará o país a reduzir as emissões de gases de efeito estufa — 70 por cento dos quais resultam do desflorestamento. O Brasil é o quarto maior emissor de CO2 do mundo quando o uso da terra está incluso nos registros de emissões. Desde 2000 mais de 160.000 kilometros quadrados da Amazonia Brasileira tem sido desmatada.



o Brasil recentemente anunciou que a criação de um “Fundo da Amazonia” de $21 bilhões de dólares para preservação da maior floresta úmida da Terra. O fundo se baseia nas doações de governos estrangeiros e entidades privadas. A Noruega disse que se comprometeria mcom até $1 bilhões de dólares dependendo do sucesso do Brasil na redução do desflorestamento.







Exit mobile version