Notícias ambientais

O Governo Brasileiro é o maior destruidor da Floresta Amazônica

O governo Brasileiro é o maior destruidor da Floresta Amazônica

O Governo Brasileiro é o maior destruidor da Floresta Amazônica

mongabay.com
8/10/2008





Uma agência do governo Brasileiro de distribuição de terras para os pobres é a maior condutora do desflorestamento desde 2005, de acordo com o Ministro do Meio Ambiente do país.



Ao falar na Segunda-feira, o Ministro do Meio Ambiente Carlos Minc disse que o Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) foi o responsável pelo desmatamento de 220.000 hectares (550.000 acres) de floresta úmida em seis propriedades da Amazônia. As seis propriedades são as maiores áreas desflorestadas em toda a Amazônia Brasileira desde 2005.



O INCRA, uma agência que deveria ajudar as comunidades pobres a encontrar terras para se estabelecer e se desenvolver, tem sido duramente criticada por cientistas e ambientalistas nos últimos anos. Ano passado, uma investigação de oito meses de duração realizada pelo Greenpeace descobriu que o INCRA pode estar trabalhando juntamente com empresas madeireiras para lucrar com as iniciativas de reforma de terras.



Desflorestamento na Amazônia Brasileira. Imagem Cortesia de Google Earth

A agência de reforma agrária alegadamente colaborou com companhias madeireiras para identificar áreas de interesse de extração de madeira e então estabelecer as comunidades nessas porçoes de floresta ao invés de colocá-los em áreas já desmatadas. As empresas de madeira então compraram a terra barata para extração. O Greenpeace diz que o esquema deu aos madeireiros acesso para a extração atrativa de madeira, enquanto o INCRA alcança as metas de reforma agrária do Presidente Luiz Ignácio Lula da Silva para sua campanha de reeleição. Os colonos ganharam terra e dinheiro para vender suas terras para os madeireiros.



Em 2006 o INCRA criou 97 "estabelecimentos de desenvolvimento sustentável" (PDS) cobrindo 2.2 milhões de hectares perto de Santarém no Pará, estado da Amazônia onde a Freira Americana Dorothy Stang foi assassinada em 2005.



"Todos esses estabelecimentos para colonos foram criados nos últimos três meses do último ano," contou um funcionário do INCRA ao The Independent Agosto passado. "Era o término do primeiro mandato de Lula então ele tinha que alcançar as metas. São os políticos que vão se beneficiar do sistema PDS."



Em suas observaçãoes, Minc também disse que o desflorestamento em Agosto de 2008 foi de 760 kilometros quadrados, três vezes mais que os 230 kimlometros quadrados perdidos em Agosto de 2007.



Esssa semana o Brasil irá liberar um plano para reduzir a rede de desmatamento da floresta a zero por cento até 2015. Espera-se que o plano conte pesadamente com a conversão da floresta natural para plantações industriais na floresta para se alcançar a meta.







Exit mobile version