Notícias ambientais

Brasil planeja acabar com o desmatamento da Amazônia até 2015

Brasil planeja acabar com o desmatamento da Amazônia até 2015

Brasil planeja acabar com o desmatamento da Amazônia até 2015

pt.mongabay.com
Traduzido por Guilherme Valdemarin
8/10/2008





Brasil tem como meta reduzir o desmatamento da Amazônia a zero até 2015, segundo um plano que será liberado pelo governo na próxima semana



“É um plano conjunto, com metas voluntárias e setoriais que, juntos, representarão a redução de centenas de milhões de toneladas da emissão de dióxido de carbono por ano, através da redução do desperdício, aumento da eficiência energética ou da redução progressiva do desmatamento e replantio de florestas nativas e comerciais,” afirmou o ministro do Meio Ambiente Carlos Minc.



O plano irá, aparentemente, agir no reflorestamento e na redução do desmatamento, entretanto, ainda é obscuro até que ponto as plantações industriais irão contribuir no alcance destas metas. O governo está elaborando uma proposta para permitir que donos de terras incluam palmeiras, como o babaçu e outras espécies que produzem óleo, como parte da reserva nativa. Pela legislação brasileira, donos de terras na Amazônia brasileira são obrigados a manter 80 por cento de vegetação nativa em suas terras e a nova proposta poderá permitir que os fazendeiros convertam legalmente, 30 por cento da cobertura nativa em palmeiras destinadas para a produção de óleos naturais. A ênfase nas plantações seria significante em termos de biodiversidade e aprisionamento de carbono, em comparação com florestas naturais.


O Brasil afirma que o plano irá ajudar o País a reduzir a emissão de gases poluentes – 70 por cento das emissões são resultado do desmatamento. O Brasil é o maior emissor de gás carbônico do mundo quando o uso da terra é incluído no registro das emissões. Desde 2000, mais de 160000 quilômetros quadrados de floresta amazônica foram devastados.



O Brasil recentemente anunciou a criação de um fundo com 21 bilhões de reais para preservar a maior floresta equatorial do mundo. O fundo é mantido com doações de governos estrangeiros e entidades privadas. A Noruega afirmou que se comprometeria com a doação de mais de um bilhão de dólares dependendo do sucesso alcançado pelo Brasil na redução do desmatamento.








Exit mobile version