Notícias ambientais

Al Gore clama por “desobediência civil” contra novas usinas movidas à carvão

Al Gore clama por “desobediência civil” contra novas usinas movidas à carvão

Al Gore clama por “desobediência civil” contra novas usinas movidas à carvão

pt.mongabay.com
Traduzido por Guilherme Valdemarin
8/10/2008





Ex Vice Presidente dos Estados Unidos e ganhador do Prêmio Nobel, Al Gore, falou à audiência do Clinton Global Initiative que chegou o momento para uma desobediência civil contra usinas termoelétricas.



“Se você é um jovem olhando para o futuro deste planeta e observa o que está sendo feito atualmente e o que não está,” Gore diz, de acordo com a agência Reuters. “Eu acredito que atingimos o estágio em que é hora para uma desobediência civil para prevenir a construção de novas usinas movidas a carvão que não possuem sistemas de captura e aprisionamento de carbono”.



Atualmente existem 28 novas plantas em construção nos Estados Unidos.



Gore classificou a luta contra o aquecimento global de fracasso, e disse “estamos longe de virar o jogo”.


U.S. carbon dioxide emissions from 1995-2007

Um relatório recente do Departamento de Energia dos Estados Unidos confirma. Muitos pesquisadores esperavam que a emissão de carbono nos EUA fosse diminuir no ano passado – como ocorreu em 2006 – porém o relatório mostrou o oposto com a emissão de carbono atingindo um novo recorde nos Estados Unidos. Enquanto isso, a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera aumentou de 2.2 partes por milhão (PPM) para 338 pp.



Os dois candidatos a presidência norte Americana, Barack Obama e John McCain, abraçam a idéia de ter o “carvão limpo” como uma fonte alternativa de energia no combate ao aquecimento global. Em oposição, Gore comparou a crença no “carvão limpo” com a idéia de “cigarros saudáveis”. Ele afirmou que não existe hoje nenhuma tecnologia capaz de produzir queima limpa de carvão e que tal crença é uma falsa afirmação dita por grandes corporações.



“As indústrias de carvão e óleo já gastaram, sozinhas, meio bilhão de dólares nos primeiros oito meses deste ano promovendo a imagem enganosa de que existe o carvão limpo,” Gore disse a audiência.



Alguns foram críticos de Al Gore. Eoin O'Carroll em um artigo para o Christian Science Monitor argumenta que se Gore acredita que chegou a hora de uma desobediência civil, então ele deveria liderar os protestos. O’Carroll citou outros exemplos de líderes mundiais que utilizaram a desobediência civil como base de suas causas, como Martin Luther King Jr., Mother Jones, e Gandhi.



Até agora, já aconteceram alguns movimentos de desobediência civil contra plantas de carvão. Em Outubro passado, seis ativistas do Greenpeace gastaram horas escalando uma pilha de carvão na Grã Bretanha para desafiar o governo a parar a construção de novas usinas de carvão.



Este mês, em um anúncio que gerou mais notícias que o protesto inicial, o júri declarou inocente os manifestantes, da acusação de terem causado dano a 30000 libras de material. Os ativistas do Greenpeace argumentaram que eles estavam trabalhando para prevenir danos causados pelo aquecimento global. Aparentemente, o júri acatou a argumentação.








Exit mobile version