Notícias ambientais

Nascimento de Rãs amarelas dão esperança para espécies extintas na natureza

Nascimento de Rãs amarelas dão esperança para espécies extintas na natureza

Nascimento de Rãs amarelas dão esperança para espécies extintas na natureza

Rhett A. Butler, pt.mongabay.com
Traduzido por Fábio Perecin Foltram
18/9/2008





O nascimento de pequenas Rãs Kihansi na Sociedade de Conservação da Vida Selvagem do Zoológico do Bronx renovou as esperanças de que um dia a espécie possa ser reintroduzida com sucesso em seu habitat natural, um vale isolado na Tanzânia.



A Rã de Kihansi foi declarada em extinção por causa da destruição de seu único habitat, a garganta de Kihansi nas Montanhas Udzungwa no Centro-Sul da Tanzânia, pela construção de uma usina hidrelétrica. Seu desaparecimento foi apressado pela ocorrência do fungo fatal chytrid, um patogênico que está dizimando toda uma categoria de anfíbios ao redor do mundo. A última aparição confirmada da espécie na natureza ocorreu em Maio de 2005.



Prevendo o impacto da represa, conservacionistas agiram em conjunto ao governo da Tanzânia para estabelecer um programa de reprodução em cativeiro para a espécie, porém o programa enfrentou inúmeras dificuldades devido à fragilidade única desta espécie, incluindo algumas doenças. Na primavera de 2004 a população mundial de Rãs de Kihansi mantidas em cativeiro tinha caído para 70 indivíduos.



Photo por Julie Larsen Maher © WCS




Photo por Rhett A. Butler.

Desde que a preocupação com essa espécie cresceu. Um programa de reprodução em cativeiro do Zoológico do Bronx expandiu a população para mais de 300 rãs, já contada a dúzia que nasceu semana passada (diferentemente de outra espécies de anfíbios, rãs são paridas, ao invés de nascerem de ovos). Agora Rãs de Kihansi estão se reproduzindo com sucesso em outros lugares.



A Sociedade de Conservação planeja trabalhar com a Tanzânia para devolver os animais a seu habitat assim que um sistema de sprinklers tenha sido instalado para balancear as mudanças provocadas pela represa da hidroelétrica. Sua reintrodução exige uma completa erradicação do fungo chytrid do vale.



Por enquanto parece que as Rãs de Kihansi sobreviveram a seu flerte com a extinção, mas anfíbios ainda enfrentam grandes problemas ao redor do mundo. De acordo com a Consultoria Global dos Anfíbios, um terço de todos os Anfíbios está ameaçado de extinção. Poluição, a introdução de espécies estranhas, degradação do habitat, depredação humana, mudanças climáticas e o aumento do fungo patogênico chytrid já levaram para extinção de mais de 170 espécies nas últimas duas décadas.



Num esforço para salvar as espécies mais afetadas, no ano passado foi lançado o Arco Anfíbio, uma iniciativa de Zoológicos, aquários e jardins-botânicos para manter uma população cativa de 500 espécies.








Exit mobile version