Notícias ambientais

Camarões e Nigéria protegerão o gorila mais raro do mundo

Camarões e Nigéria protegerão o gorila mais raro do mundo

Camarões e Nigéria protegerão o gorila mais raro do mundo

Rhett A. Butler, pt.mongabay.com
Traduzido por Fábio Perecin Foltram
18/9/2008





Os Camarões e a Nigéria decidiram proteger o Gorila-do-Rio-Cruz, a espécie de gorila mais ameaçada do mundo, diz a Sociedade de Conservação da Vida Selvagem (WCS), que ajudou a selar o acordo.



As duas nações da África – Ocidental irão colaborar para a proteção do habitat do primata criticamente ameaçado que apenas aparece nos dois países. Camarões e Nigéria irão reprimir o desmatamento e a caça ilegal, fortalecerão o monitoramento do território, estimularão o envolvimento da sociedade e irão expandir o contingente de fiscais nos parques.



“As áreas protegidas envolvidas nesta aliança enfrentam inúmeros desafios trans-nacionais, que precisam ser resolvidos se pretendemos assegurar o futuro do Gorila-do-Rio-Cruz assim como de outras espécies ameaçadas” disse Dr. James Deutsch, diretor dos Programas Africanos da WCS. “ Se espera que este compromisso renovado possa encorajar o aumento do suporte para a proteção contínua destas áreas fronteiriças protegidas”.


Courtesy of the Wildlife Conservation Society

Classificado como Criticamente Ameaçado na Lista Vermelha da IUCN, O Gorila-do-Rio-Cruz (Gorilla gorilla diehli) é a mais rara das quatro sub-espécies com menos de 300 indivíduos em seu total. Esta espécie sofre a perda de seu habitat devido ao desmatamento exploratório e a conversão para áreas agriculturáveis, assim como a caça.



Previamente este ano o governo dos Camarões anunciou o primeiro santuário estabelecido exclusivamente para esta espécie. O Santuário de Gorilas de Kagwene cobre 19,5 km² em uma região montanhosa dos Camarões e é o lar de 20 raros gorilas.








Exit mobile version