Notícias ambientais

A ultima década tem sido a mais quente em menos de 1.300 anos

A última década tem sido a mais quente nos últimos 1.300 anos

A ultima década tem sido a mais quente em menos de 1.300 anos

Rhett A. Butler, mongabay.com
Traduzido por Marcela V.M. Mendes
19/9/2008





Uma reconstrução das temperaturas da superfície nos ultimos dois mil anos fornece maior evid~encia de que o hemisfério norte está agora mais quente do que já esteve nos ultimos 1300 anos. A pesquisa é publicada na edição online do Proceedings of the National Academy of Sciences.



Analisando informações incluindo núcleos de sedimentos marinhos e de lagos, núcleos de gelos, de corais e anéis de arvores, Michael Mann e colegas mostram que os últimos 10 anos tem sido bem mais se quentes se comparados com os dois milenios anteriores.



“Nossos resultados extendem conclusões prévias de que o aumento das temperaturas da superficie do Hemisfério Norte são provavelmente anômalas em um contexto a longo termo,” escrevem os autores. “O aquecimento recente parece anômalo por pelo menos os ultimos 1.300 anos sendo usadas ou não informações dos anéis das árvores. Se informações baseadas nos anéis das árvores forem usadas, a conclusao pode ser extendida a pelo menos os ultimos 1.700 anos.”


A árvore das informações de anéis de árvores para construir registros de temperatura tem sido controversa devido á diferenças nas espessuras de crescimento dos anéis entre árvores velhas e jovens. Os pesquisadores dizem que o grande número de outras informações que permite que elas derivem de um registro a longo termo para o Hemisfério Norte sem informações de anéis de árvores, apesar das informações do Hemisferio Sul ainda serem escassas até agora.



“Dez anos atrás, não podiamos simplesmente eliminar todas as informações provenientes dos anéis das árvores de nossa rede de trabalho porque não tinhamos outros registros de informações suficientes sobre o clima para formar um registro global confiável,” disse Michael Mann, professor associado de meteorologiae geociências e diretor do Penn State’s Earth System Science Center. “Com as redes de trabalho consideravelmente expandidas de informações agora disponíveis, podemos com certeza obter um registro confiável a longo prazo sem usar anéis de árvores.”



OS resultados confirmam que as temperaturas hoje no Hemisferio Norte estão maiores que aquelas do período quente Medieval, uma época em que os Vikings colonizaram a Groelândia e acredita-se que se tornaram os primeiros Europeus a visitar a América do Norte.



Mann et al. (2008). Informações baseadas nas reconstruções de variações de temperaturas das superficies hemisféricas e globais nos últimos dois milênios. PNAS 9 de Setembro, 2008 vol. 105 no. 36.









Exit mobile version