Notícias ambientais

Pequena espécie de lemur descoberta em Madagascar

Pequena espécie de lemur descoberta em Madagascar

Pequena espécie de lemur descoberta em Madagascar
pt.mongabay.com

Traduzido por Marcela V.M. Mendes
6 de Agosto, 2008





Pesquisadores descobriram uma espécie desconhecida de rato-lemur na ilha de Madagascar. A descoberta traz o número global de ratos-lemur de 16.



O pequeno primata foi descoberto por cientistas locais nas florestas tropicais de Makira, uma área recentemente protegida no Noroeste de Madagascar. O lemur — chamado Microcebus macarthurii, ou rato-lemur de MacArthur, após a Fundação MacArthur, que forneceu financiamento para a pesquisa— foi identificado como uma “nova” espécie após análises de DNA feitas pelo Dr. Ute Radespiel do Instituto de Zoologia da Universidade de Medicina Veterinária Hannover. Cisntistas Malagasy e alunos da organização GERP (Groupe d’Étude et de Recherche sur les Primates de Madagascar) assistiram os esforços.



Microcebus macarthurii, a nova espécie, está á esquerda. Á direita está a espécie irmã, Microcebus mittermeieri, que ocorre nas mesmas florestas. Foto por Dr. Blanchard Randrianambinina, um co-autor da publicação.

Rato-lemur são encontrados em virtualmente todas as florestas de Madagascar onde eles se alimentam de insetos, frutas,e plantas sap. Ratos- lemurs são noturnos e traem sua presença emitindo altos sons. Eles são um dos menores primatas do mundo.



Desde 2000 o número de espécies de ratos-lemur conhecidos dobraram de 8 a 16, apesar de alguns cientistas advertirem que esse número pode ser revisado se testes genéticos mais a frente mostraem que os outros chamados ratos lemur não forem na verdade espécies únicas. No total, Madagascar é abrigo de mais de 100 tipos de lemurs, todos dos quais são endêmicos á ilha (uma espécie tem sido introduzida ao vizinho Comoros). Algumas espécies são altamente ameaçadas devido á perda de habitat e á caça. Madagascar perdeu sua maior espécie de lemur quando os humanos chegaram há alguns 1500 anos atrás.



Dado o status recente de área protegida em Makira e o pequeno tamanho do rato-lemur de MacArthur, pareceria que a mais recente espécie descoberta está em menor risco de extinção, apesar da caça continuar a ser um problema em Makira e haver outras ameaças na região.



“Infelizmente, esse centro excepcional de biodiversidade está em perigo real. Como em muitas outras regiões de Madagascar, também, as atividades de desflorestamento, cultivo de corte e queima, caça e mineiração se tornam uma enorme ameaça para as florestas remanescentes e seus habitantes,” disse Radespiel. “As atividades de conservação são urgentemente necessárias para assegurar a sobrevivência a longo termo desses animais.”


Exit mobile version