Notícias ambientais

Os ricos do mundo estão comendo o peixe dos pobres: novo relatório mostra ew report shows tropical fish catch gravely under-estimated

Os ricos do mundo estão comendo o peixe dos pobres: novo relatório mostra que a captura de peixes é gravemente subestimada

Os ricos do mundo estão comendo o peixe dos pobres: novo relatório mostra ew report shows tropical fish catch gravely under-estimated
Jeremy Hance, pt.mongabay.com

Traduzido por Marcela V.M. Mendes
6 de Agosto, 2008





Após uma semana de más notícias em relação á vida marinha — foi relatado que metade dos recifes de corais dos Estados Unidos estão em condições precáris e um terço de todas as espécies de corais estão ameaçadas globalmente — e ainda há mais: um estudo de vinte ilhas tropicais mostrou que a pesca recreacional e de subsistência ficou quase que completamente sem ser realatada de 1950 a 2004. Em quinze de vinte casos o numero de peixes pescados dobrava quando se adicionava os pescadores locais, e no caso mais extremo, Samoa Americana, a quantidade de peixes coletados era 17 vezes o numero relatado anteriormente.



Os relatórios incompletos é de tamanha magnitude que nos deixa perplexos,” disse o líder do estudo, Daniel Pauly.



A razão para os grandes vazios nas informações é que a Organização das Nasções Unidas para Agricultura e Alimentos (FAO) realiza a maioria da coleta de suas informações sobre os peixes que são comercializados. Em outras palavras, qualquer peixe que é pego e trazido para casa pelo pescador fica sem registro.


As novas estatísticas difundidas têm implicações ambientais, econômicas e sociais. Primeiramente, as nações-ilhas estudadas estiveram vendendo direitos aos peixes para grandes pescadoras comerciais–que são transportados para as nações ricas–baseados em informações imprecisas. De fato, companhias de pesca comercial tem sido capazes de captrurar volumes de peixe que estão bem além da sustentabilidade. Isso também significa que o número de peixes deixados para as famílias pobres que dependem deles para a subsistência está diminuindo ainda mais rápido que o previsto.



“Esta é a antítese da parábola de Robin Hood. Ao invés de roubar dos ricos para dar aos pobres, estamos roubando dos pobres para dar aos ricos,” Jennifer Jacquet, uma das pesquisadoras do esstudo, disse. Para muitos desses páises -ilhas a captura de peixes locais é uma fonte inestimável de proteína.



Os pesquisadores discutem que para ter planos razoáveis de gerenciamento para a vida marinha global, melhores estimativas de pesca global precisam se tornar prioridade.



O estudo, conduzido por cienntistas do Projeto Sea Around Us, foi apresentado no décimo primeiro Simpósium Internacional de Recifes de Corais em Fort Lauderdale, Florida.





Exit mobile version